Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1067
Título: Acompanhamento do fluxo de produção de um laticínio da cidade de Salgueiro - PE
Autor(es): Oliveira, Daniel Francisco de
Palavras-chave: POP
Controle de qualidade - alimentos
Iogurte
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, D. F. Acompanhamento do fluxo de produção de um laticínio da cidade de Salgueiro - PE. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar as atividades de estágio supervisionado em um laticínio no município de Salgueiro – PE. O estágio foi composto de quatro etapas principais: 1a etapa - Acompanhamento do processamento do Iogurte; 2a etapa – Aplicação da lista de verificação (Checklist) para analisar as condições da fábrica; 3a etapa- Elaboração dos Procedimentos – POPs; e 4a etapa – Análises de fraude, realizado no IF Sertão PE, campus Salgueiro. Os principais problemas detectados foram alguns cantos na área de produção que não estavam devidamente abaulados, tendo como consequência o acumulo de água, o que dificulta a higienização. Também era perceptível o uso indevido do material de limpeza, em quantidade excessiva, sendo um desperdício de recursos financeiro. Observou-se que alguns dos manipuladores tinham resistência em usar os EPI. Durante o estágio foi possível colocar em prática o que foi ensinado em sala de aula, e a importância de se adaptar ao dia a dia da empresa foi algo palpável e importante para minha formação. A aplicação dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso, tais como os POP’s, permitiu ver na prática os reflexos na qualidade dos produtos. Outro aprendizado interessante foi a realização das análises físico-químicas do leite que, apesar de ser métodos simples, são muito eficazes não demandando um alto custo financeiro.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1067
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ACOMPANHAMENTO DO FLUXO DE PRODUÇÃO DE UM LATICÍNIO DA CIDADE DE SALGUEIRO - PE.pdf846,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.