Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1068
Título: Pedagogia decolonial Suleada na Educação Profissional Tecnológica – Um estudo na Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal
Autor(es): Amaral, Suelene Leal do
Palavras-chave: Educação Profissional
Decolonialidade
Prática Pedagógica
Data do documento: 2023
Citação: AMARAL, S. L. Pedagogia decolonial Suleada na Educação Profissional Tecnológica – Um estudo na Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a proposta curricular da Escola Técnica Pedro Leão Leal, no tocante as perspectivas decoloniais. O termo Decolonial que faz referência a um pensamento crítico a partir dos subalternizados pela modernidade capitalista é uma tentativa de valorização da cultura produzida pelos povos originários, busca-se através de pensamentos e ações decoloniais emancipar os colonizados. Por meio deste, foi possível averiguar se a proposta curricular da escola mencionada atende aos anseios decoloniais, como também se os professores utilizam práticas pedagógicas pautadas na decolonialidade. A temática abordada neste estudo está intimamente relacionada com a própria questão da construção histórico social do processo de formação do Brasil. É fundamental compreender a diversidade e pluralidade dos sujeitos sociais, caracterizados por seus aspectos econômicos, sociais e culturais, respeitando suas especificidades e valorizando sua cultura e saberes tradicionais, para assim, pensar num projeto educacional que inclua esses diversos sujeitos. A construção de conhecimentos e do agir de forma crítica é um processo lento e difícil, pois ainda somos educados e nos ancoramos na norma colonizadora que utiliza o Norte, de modo ideológico, como orientação. Esse trabalho também traz reflexões sobre o verbo Sulear, criado por Marcio D’Olne Campos e utilizado por Paulo Freire como uma “bússola” que aponta para outras perspectivas epistemológicas e metodológicas que levariam ao pensamento anticolonial e crítico. O foco da pesquisa foi a Escola Técnica Pedro Leão Leal uma jovem instituição, localizada no município de São José do Belmonte, Sertão Central de Pernambuco, estando a 472,2 quilômetros da capital Recife. Essa pesquisa resultou no Produto Educacional intitulado O lambe-lambe como proposta decolonial interdisciplinar e interventiva na educação profissional tecnológica, cujo objetivo é expandir o conhecimento sobre a temática Decolonialidade, através de exposições físicas, virtuais e por meio de banners do material produzido pelos discentes em oficinas de lambe-lambe na ETEPLL. Quanto aos procedimentos metodológicos para elaboração da dissertação optou-se por estudos quantitativos e qualitativos. Esse trabalho estrutura-se em uma introdução e dois capítulos, o primeiro capítulo aborda sobre as especificidades da ETEPLL, como localização e análise da proposta curricular do curso em estudo, o segundo capítulo apresenta as especificidades da pesquisa juntamente com a análise e conclusão de seus dados.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1068
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.