Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1072
Título: EJA Técnico em Edificações e seus recursos didáticos
Autor(es): Silva, Gercivãnia Gomes da
Palavras-chave: Educação de adultos
Educação de jovens e adultos
Educação profissional e tecnológica
materiais didáticos
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, G. G. EJA Técnico em Edificações e seus recursos didáticos. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, em sua maior parte composta por trabalhadores, têm um perfil diferente dos demais estudantes, portanto, possuem aspirações também distintas, exigindo, dessa forma, uma proposta político-metodológica específica desde pensar o currículo até os recursos didáticos que serão utilizados nas aulas. Diante disso, o presente trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa do ProfEPT “Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, pois buscou significar as práticas educativas da EJA e elaborar propostas que contribuam com os princípios da EPT, ancorado no macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. Teve como finalidade ampliar os conhecimentos acerca do PROEJA e dos recursos didáticos utilizados nessa modalidade de ensino objetivando, a partir dos resultados alcançados, propor diretrizes para elaboração ou escolha de materiais didáticos, conforme os aspectos legais e os requisitos levantados pelos participantes. Trata-se de uma pesquisa básica estratégica de natureza qualitativa realizada no Instituto Federal do Sertão Pernambucano campus Salgueiro, tendo como sujeitos os estudantes, os professores e os técnicos administrativos que atuam diretamente na Educação Profissional de Jovens e Adultos. Para sua realização, algumas etapas foram necessárias: Revisão Sistemática de Literatura, pesquisa documental, aplicação de questionários e entrevistas, análise dos dados coletados, proposição de material intermediário e aplicação e avaliação do material proposto. Os resultados sinalizaram uma lacuna na formação dos profissionais que atuam na EJA, o que resulta em maiores dificuldades em sua prática diária e em desrespeito às singularidades e aos múltiplos repertórios socioculturais dos estudantes. Foi evidenciado um anseio por parte de alunos e de profissionais docentes e técnicos em relação a melhorias no processo de escolha e produção dos recursos didáticos utilizados. Isso motivou a elaboração de um livro digital que se propõe a apontar caminhos aos profissionais que atuam na EJA/EPT no momento de seus planejamentos, destacando o estabelecimento da relação entre os conhecimentos acadêmicos e as aquisições sociais dos estudantes, favorecendo, dessa forma, o fim do processo de exclusão desses sujeitos que tiveram interrompido o seu direito de estudar. Este livro digital teve ampla aceitação tanto entre docentes quanto entre técnicos, mostrando-se uma ferramenta de grande ajuda para efetivação da formação omnilateral na modalidade.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1072
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EJA TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES E SEUS RECURSOS DIDÁTICOS.pdf996,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.