Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1073
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dc.contributor.authorLeite, Giselda de Souza Moraes Ferraz-
dc.date.accessioned2023-06-27T17:23:14Z-
dc.date.available2023-06-27T17:23:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLEITE, G. S. M. F. Itinerâncias de alunos reintegrados à educação profissional: movimentos de (des)construção e caminhos para a visibilidade. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1073-
dc.description.abstractreintegração de alunos a cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Floresta, é a temática desta pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo geral pretendido foi o de (re)conhecer os movimentos de (des)construção e de (in)visibilidades nos itinerários formativos de alunos reintegrados a cursos desse campus, cujo retorno aconteceu entre os anos de 2011 e 2020, de modo a possibilitar maior visibilidade a esses sujeitos, investigar a percepção institucional acerca das reintegrações a cursos e sugerir ações para melhorias dos processos relacionados a elas. Para tanto, com caráter exploratório e com viés qualitativo, utilizamos estratégias metodológicas relacionadas à pesquisa de campo e à pesquisa-ação, por meio de ferramentas como a Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso. Os dados foram coletados por meio de rodas de conversa virtuais das quais participaram, em momentos específicos para cada categoria, alunos reintegrados a cursos e servidores com vínculo ativo junto à instituição. Também foram conseguidas informações por redes sociais e por formulário eletrônico, organizado para coleta de sugestões para construção de produto educacional oriundo da pesquisa, o qual se concretizou como um e-book, objetivando contribuir com a ampliação da visibilidade institucional sobre reintegrações a cursos, por meio de propostas de intervenção na realidade investigada. Os caminhos e percursos teórico-metodológicos seguidos inspiraram-se em elementos do pós-estruturalismo, como a (des)construção e o saber como arqueologia, enfocando-se em análises educacionais pós-críticas. Associando-se à linha de pesquisa Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica, este estudo foi finalizado com a explicitação de desdobramentos visualizados até então e com o convite à promoção de movimentos para a (des)construção e para a (res)significação de práticas em EPT – gerenciais, organizacionais e/ou didático-pedagógicas – que considerem a temática aqui incitada e os sujeitos aos quais elas se destinam.pt_BR
dc.subjectReintegração a cursopt_BR
dc.subjectAlunos reintegradospt_BR
dc.subjectItinerânciapt_BR
dc.subjectInvisibilidadespt_BR
dc.subjectDescontruçãopt_BR
dc.titleItinerâncias de alunos reintegrados à educação profissional: movimentos de (des)construção e caminhos para a visibilidade.pt_BR
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