Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1074
Título: Avaliação de aprendizagem na disciplina de lógica de programação do curso de ensino médio integrado em técnico de informática.
Autor(es): Loiola, Alex Lacerda Gomes
Palavras-chave: Educação profissional
Avaliação da aprendizagem
Lógica de Programação
Data do documento: 2021
Citação: LOIOLA, A. L. G. Avaliação de aprendizagem na disciplina de lógica de programação do curso de ensino médio integrado em técnico de informática. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal propor uma estratégia de avaliação formativa adequada às necessidades da disciplina de Lógica de Programação do Curso Técnico Integrado em Informática. Caracteriza-se como pesquisa básica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Como fundamentação teórica, utilizamo-nos da literatura crítica na área de avaliação da aprendizagem com a leitura de pesquisadores como Luckesi (2011), Romão (2011) e Perrenoud (1999). Realizamos um Mapeamento Sistemático de Literatura em periódicos científicos das áreas de Ensino e Computação, no intuito de investigar a atenção dada pelos pesquisadores dessas áreas ao tema da avaliação da aprendizagem no ensino dos conteúdos de Lógica de Programação para os estudantes do Ensino Médio Integrado, bem como os instrumentos de avaliação mais recomendados na literatura e a fundamentação teórica utilizada. Na coleta de dados com professores e técnicos do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), utilizamos formulário eletrônico semiestruturado online e entrevista para captar saberes, opiniões e impressões desses profissionais sobre o tema da avaliação e como realizam a avaliação da aprendizagem nas práticas pedagógicas em sala de aula. Na pesquisa de campo, conseguimos identificar as estratégias de avaliação utilizadas pelos professores, bem como as dificuldades que os docentes consideram que enfrentam no ensino de Lógica de Programação. Como um dos resultados desta pesquisa, construímos um produto educacional na forma de livro digital abordando conceitos e procedimentos sobre a avaliação da aprendizagem e uma proposta de elaboração de objetivos educacionais e questões de avaliação baseados na Taxonomia de Bloom, que pode fornecer subsídios para a reflexão sobre as práticas avaliativas, bem como para o planejamento das avaliações de aprendizagem pelos professores.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1074
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE LÓGICA DE.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.