Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1084
Título: Efeito do óleo essencial de citronela e produto à base de neem sobre pupas de ceratitis capitata (diptera: tephritidae)
Autor(es): Marques, Doyglas Rafael Sales
Palavras-chave: Mosca-das-frutas
metabólitos secundários
bioinseticida
Data do documento: 2023
Citação: Marques, Doyglas Rafael Sales. Efeito do óleo essencial de citronela e produto à base de neem sobre pupas de ceratitis capitata (diptera: tephritidae). TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, f. 39, 2023.
Resumo: O Vale do São Francisco destaca-se entre as maiores exportadoras de uva de mesa do Brasil, entretanto esta cultura está sendo afetada pelos danos ocasionados pela mosca-das-frutas Ceratitis capitata (Diptera: Tephritidae). Inseticidas sintéticos são utilizados comumente no controle dessa praga, o que pode apresentar risco aos trabalhadores e ao meio ambiente, além de resíduos nas bagas. Baseado nisso, a procura por biopesticidas sustentáveis e ecológicos, como os óleos essenciais, se apresentam com efeitos menos nocivos e que podem se biodegradar em compostos não tóxicos; são os mais desejáveis. O objetivo do estudo foi avaliar a mortalidade do óleo essencial de citronela e o óleo de neem FitoNeem® sobre C. capitata. O delineamento foi inteiramente casualizado, com quatro repetições, nas concentrações de 0,3; 0,6; 0,9; 1,2 e 1,5% e 1:1, 1:1,5, 1:2, 1:2,5 e 1:3, para citronela e FitoNeem®, respectivamente. Como testemunha foi utilizado a solução aquosa de Tween 80 mais água destilada. As pupas foram imersas nas soluções em um Becker 25 mL por 30 segundos, sendo dez pupas para cada repetição. O óleo essencial foi obtido da extração das folhas da planta de citronela pelo o método Clevenger. Os insetos utilizados no experimento foram provenientes da Biofábrica Moscamed Brasil, Juazeiro-BA, com 12 dias de empupadas. Posteriormente, as pupas foram depositadas em placas de Petri de acrílico contendo papel de filtro e acondicionados na B.O.D. (26 ± 2°C, 70 ± 10% e fotofase de 12 horas). As avaliações foram realizadas por um período de 10 dias, observando-se os insetos mortos. Os dados de mortalidade foram submetidos às análises de variância e de regressão (p≤0,05) com auxílio do programa Excel. Com os resultados obtidos, constatou-se que o óleo essencial de citronela e o óleo de neem Fitoneem® possuem potencial ação inseticida sobre pupas de C. capitata, podendo ser promissores no manejo da praga em videira.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1084
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.