Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1088
Título: Avaliação das condições higiênicos-sanitária em uma indústria cárnica em Cedro-PE
Autor(es): Souza, Adriana Honorato de
Palavras-chave: Qualidade dos alimentos
RDC 275
manipulação de alimentos
Controle de qualidade
check-list
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, A. H. Avaliação das condições higiênicos-sanitária em uma indústria cárnica em Cedro-PE. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: A aplicação da lista de verificação é de suma importância para assim avaliar as condições higiênico sanitária com o intuito de melhorias. No caso de Produtos cárneos é significativo destacar que além das condições higiênico sanitária de equipamentos e manipuladores na área de processamento, é necessário seguir o processo de conservação desde o abate, já que a carne é um alimento perecível, para assim assegurar um produto de qualidade. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar as condições higiênico-sanitária em fábrica de produtos cárneos localizado em Cedro-PE. Para isso foi utilizado como instrumento a Lista de verificação das Boas Práticas de Fabricação em estabelecimentos de produtores/ industrializadores de alimentos – RDC Nº 275 de 21 de outubro de 2002.A lista é dividida em 5 blocos nomeados: edificações e instalações; equipamentos, móveis e utensílios; manipuladores; produção e transporte do alimentos e documentação. A fábrica apresentou 47,73% de conformidades, e enquadrou-se ao grupo 3, com menos de 50% de atendimento aos itens da lista. Dentre os blocos avaliados identificou-se que a documentação apresentou maior não conformidade atingindo 100% de inadequações, seguidos por edificações e instalações com 64,56%. E o bloco de produção e transporte dos alimentos com maior percentual de conformidade atendeu a 78,79% de conformidade seguido por equipamentos, móveis e utensílios 71,43%. Mediante as avaliações preliminares das condições higiênico-sanitária da fábrica fica evidente a necessidade de adequação ao bloco de documentação, voltado para a elaboração do manual de boas práticas de fabricação de os Procedimentos Operacionais Padronizados com intuito de adequar e garantir qualidade e segurança aos alimentos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1088
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM UMA INDÚSTRIA CÁRNICA EM CEDRO-PE.pdf320,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.