Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1099
Título: Autorregulação da aprendizagem e escolas do campo: uma experiência interdisciplinar
Autor(es): Vieira, Maria do Socorro Tavares Cavalcante
Santos, Vivianni Marques Leite dos
Turco, Silvia Helena Nogueira
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Desenvolvimento territorial
Agroecologia
Data do documento: 2023
Editor: IFSertãoPE
Citação: VIEIRA, M. S. T. C.; SANTOS, V. M. L.; TURCO, S. H. N. Autorregulação da aprendizagem e escolas do campo: uma experiência interdisciplinar. Petrolina: IFSertãoPE, 2023.
Resumo: Este Produto Educacional foi concebido no contexto de pesquisa do Programa de Pósgraduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial em nível de Doutorado Profissional. A linha de pesquisa Identidade, Cultura e Territorialidades norteou as atividades desenvolvidas, bem como, a conexão entre os objetivos do programa, cujo caráter é interdisciplinar. Apresenta-se como um livro com conceitos básicos de Agroecologia, Pedagogia da Alternância e Autorregulação da Aprendizagem intitulado: “Autorregulação da aprendizagem e escolas do campo: uma experiência interdisciplinar”. O livro contém informações estruturadas, de forma didática e objetiva, primordialmente fazendo uma síntese das pesquisas e experiências vivenciadas nas disciplinas cursadas. Entendemos que as reflexões aqui postas podem ser relevantes na formação de professores, seja inicial ou continuada. Intencionou-se, também, apresentar uma possibilidade de transversalizar concepções sobre Educação do Campo, com foco na Pedagogia da Alternância, e Autorregulação da Aprendizagem, áreas que foram revisitadas durante o processo de pandemia vividos nos últimos anos. Por fim, sugerimos exercícios que possam ajudar a exercitar o “aprender a aprender”, no contexto citado. Os exercícios foram buscados e adaptados em trabalhos publicados da área e realizados durante a pesquisa de campo na Escola Família Agrícola de Sobradinho(BA). Na primeira parte apresentamos conceitos básicos de interdisciplinaridade. Na segunda e terceira parte conceituamos Agroecologia e Desenvolvimento Territorial destacando alguns detalhes. Na quarta parte falamos de Educação do campo e suas legislações atual. Na quinta parte discorremos sobre Pedagogia da Alternância e Escolas Famílias Agrícolas, com destaque para seus instrumentos pedagógicos. Na sexta parte apresentamos conceitos, propostas e modelos de autorregulação da aprendizagem. A sétima e última parte propomos um conjunto de atividades que objetivam ajudar os professores e licenciando a implementar atividades que priorizem a autorregulação de aprendizagem.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1099
ISBN: 978-65-89380-13-9
Aparece nas coleções:E-Books

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book - Autorregulação da aprendizagem e escolas do campo - uma experiência interdisciplinar.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.