Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1110
Título: A importância dos lipídios na alimentação e sua relação com doenças cardiovasculares: uma breve revisão bibliográfica
Autor(es): Modesto, Sara Stefânia de Siqueira
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Lipídios
Ácidos graxos
Data do documento: 2023
Citação: Modesto, Sara Stefânia de Siqueira. A importância dos lipídios na alimentação e sua relação com doenças cardiovasculares: uma breve revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 35 f.,2023.
Resumo: A presente pesquisa reflete sobre os apontamentos teóricos acerca da ingestão de lipídios e a sua relação com doenças cardiovasculares, devido ao fato destas doenças serem responsáveis por um terço dos óbitos no Brasil. A condução da pesquisa se deu a partir de análise bibliográfica, tomando como critérios de seleção os estudos publicados nas plataformas do Periódicos Capes e no Scientific Eletronic Library Online, no período de 2013 a 2023. Os resultados encontrados falam sobre como uma ingestão correta de lipídeos pode acarretar numa melhor saúde cardiovascular, principalmente em pacientes que já possuem problemas cardíacos, como é o caso da dieta por poli-insaturado (ômega 3), de origem marinha, assim como os resultados demonstram os malefícios que alguns ácidos graxos provocam ao organismo e consequentemente aos vasos sanguíneos e ao coração. Por fim, a abordagem mostra-se eficaz para a ciência e para a população, como obtém o cumprimento dos objetivos do trabalho.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1110
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- A IMPORTÂNCIA DOS LIPÍDIOS NA ALIMENTAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM DOENÇAS CARDIOVASCULARES - UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRAFICA.pdfTCC - SARA STEFÂNIA DE SIQUEIRA MODESTO1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.