Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1119
Título: Elaboração de empanado vegetariano pré-assado tipo "nuggetts" a base de palma forrageira
Autor(es): Silva, Ruann Luender de Pontes
Palavras-chave: inovação
Saudável
Vegetariano
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, R. L. P. Elaboração de empanado vegetariano pré-assado tipo "nuggetts" a base de palma forrageira. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: A procura por alimentos saudáveis e funcionais têm aumentado, como os produtos com apelo vegetariano, na qual a proteína animal é substituída por uma fonte vegetal. O movimento vegetariano expandiu-se consideravelmente no século XIX, com a formação de grupos de incentivo, publicação literária favorecendo a dieta vegetariana e a abertura de restaurantes promotores deste tipo de alimentação. Dentre os grupos de alimentos que se enquadram nessa categoria cuja proteína animal é substituída pela proteína vegetal, se tem os empanados classificados como produtos cárneos industrializados. Os empanados são alimentos de extrema aceitação no mercado, principalmente os empanados do tipo “nuggets”. Neste sentido, o produto alimentício vegetariano proposto tem como principal matéria-prima a palma forrageira (Opuntia fícus indica Mill), que é um vegetal rico em carboidratos, principalmente não fibrosos e importante fonte de energia para os ruminantes. As cactáceas vêm sendo utilizadas em alguns países como uma alternativa na alimentação humana, sendo conhecidas como Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s). O objetivo do presente trabalho foi elaborar, padronizar e caracterizar físico- quimicamente empanados tipo “nuggets” utilizando como ingrediente a palma forrageira, visando promover um melhor aproveitamento desta planta. O presente estudo foi realizado no laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal do Setor de Tecnologia em Alimentos do IF-Sertão- PE: Campus Salgueiro. O experimento foi dividido em três formulações: F1- Farinha de Trigo e Palma forrageira; F2 - Farinha de Arroz e Palma Forrageira e F3 - Farinha de Mandioca e Palma Forrageira. Conclui-se que a palma forrageira apresenta uma composição química notável, com altos valores de umidade e baixos de proteínas e lipídeos. As farinhas caracterizadas neste estudo estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira. As formulações de empanados elaboradas apresentaram variações principalmente com relação aos teores de proteínas, lipídeos, cinzas e carboidratos. Foi possível demonstrar o potencial da a utilização da palma forrageira para a elaboração de um empanado tipo “nugget”, no entanto, maiores estudos fazem-se necessários para aprimoramento da formulação e avaliação sensorial.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1119
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-ELABORAÇÃO DE EMPANADO VEGETARIANO PRÉ-ASSADO TIPO NUGGETS A BASE DE PALMA FORRAGEIRA.pdf690,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.