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Title: Educação inclusiva: especificações para suporte inclusivo ao Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) na Educação Profissional e Tecnológica
Authors: Silva, Maria Brasilina Saldanha da
Keywords: Políticas Públicas de Inclusão
NAPNE
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Pessoas com Deficiência
Educação Profissional e Tecnológica
Issue Date: 2023
Citation: SILVA, M. B. S. Educação inclusiva: especificações para suporte inclusivo ao Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) na Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo analisar a inclusão dos alunos com Necessidades Específicas nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, campus Jaguaribe, a partir da atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e as consequências da ausência do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O problema que norteou a pesquisa concentra-se na ausência e consequência de Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos alunos com Necessidades Específicas nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, campus Jaguaribe, a partir da atuação do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Para a condução do trabalho foi planejado e realizado um protocolo de revisão sistemática de literatura de modo a selecionar os trabalhos, normativas e decretos que apresentam dialogicidade com a temática do projeto. Por meio desse protocolo, foi possível identificar um conjunto de decretos e normativas acerca da política da educação especial na perspectiva da inclusão na esfera nacional quanto nos documentos oficiais dessa política no IFCE que resultaram na identificação de barreiras pedagógicas comunicacionais e arquitetônicas, não disponibilização dos serviços inclusivos do AEE e em alguns Napnes, principalmente, nos campi do IFCE. A partir disso, o método planejado e executado consistiu em uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem de método qualitativo. O estudo foi composto por fases a saber: Análise documental; Investigação do serviço do Napne e Investigação da inclusão dos discentes com NE com a comunidade (servidores, discentes e pais/responsáveis) do IFCE campus Jaguaribe. Para a realização dessas fases foram utilizados os instrumentos: questionários (Google Forms) para a obtenção das informações. O universo da pesquisa foi no Instituto Federal do Ceará, campus Jaguaribe. Para análise dos dados foi adotada a análise de conteúdo com abordagem semântica na interpretação dos dados. A analise dos dados resultou na identificação de barreiras em todas as dimensões, pedagógica, arquitetônica, comunicacional, programática e instrumental que subsidiaram o desenvolvimento do produto educacional. Na sequencia é apresentado o processo de ideação do Produto Educacional proposto em forma de cartilha em forma formação Pedagógica Orientativa com apoio de uma cartilha educativa com as estratégias de como realizar a inclusão dos alunos com NE no contexto da Educação Profissional e Tecnológica dos Institutos Federais, priorizando as particularidades das necessidades dos alunos com Necessidades Específicas a partir dos dados obtidos na pesquisa de campo. Por fim, para validação do PE, foi realizado uma oficina composta por 27(vinte e sete) técnicos e 53 (cinquenta e três) servidores no XX Encontro Pedagógico 2023.2, dia 24/08/2023, no IFCE campus Jaguaribe, com o Tema “Diversidade no ambiente educacional: desafios e enfrentamentos. Os resultados sinalizaram a necessidade da implantação de uma Política da Educação Inclusiva de forma sistêmica para que a reitoria e os campi estabeleçam metas nos documentos oficiais da instituição para viabilizar a inclusão dos discentes público-alvo da Educação Especial.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1127
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