Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1134
Título: Ensino Médio Integrado no IFSERTÃOPE Campus Salgueiro: uma análise quantitativa da evolução da aprendizagem
Autor(es): Ribeiro, Rosicleide Maria da Silva
Palavras-chave: Educação
Evolução da aprendizagem
Fracasso escolar
Médio integrado
Data do documento: 2023
Resumo: O fracasso escolar é um desafio enfrentado pelas escolas que não afeta apenas o ambiente escolar e o aluno de forma isolada, mas influencia negativamente em toda a sociedade. A sua persistência faz com que seja necessária uma discussão contínua para o fortalecimento de estratégias de aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Cientes de que o fracasso escolar pode estar presente desde as turmas ingressantes, o presente estudo surge com o objetivo de realizar uma análise da evolução da aprendizagem dos alunos dos cursos de ensino médio integrado (Agropecuária, Informática e Edificações) no IFSertãoPE, campus Salgueiro. Utilizando uma abordagem quantitativa e longitudinal, investigou-se a progressão das turmas ao longo de um ano de estudos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado duas vezes em cada turma: no início do primeiro ano letivo e no início do segundo ano. A hipótese inicial sugeria que os estudantes apresentassem aumento na quantidade de acertos na segunda aplicação, refletindo o progresso no ambiente educacional do IFSertãoPE. No entanto, os resultados revelaram nuances inesperadas. Contrariando a expectativa de melhoria uniforme, as análises destacaram uma realidade mais complexa. Enquanto para um percentual de alunos ocorreu, de fato, um avanço nos resultados, outros experimentaram um crescimento mínimo, e um percentual significativo de alunos obtiveram uma diminuição nas pontuações.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1134
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFSERTAOPE CAMPUS SALGUEIRO-UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DA EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador