Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1144
Título: Educação financeira no ensino médio integrado da rede federal de ensino: uma proposta de prática educativa
Autor(es): Silva, Anderson Lucian da
Palavras-chave: Educação Financeira
Formação Profissional e Financeira
Prática Educativa
Jogo
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, A. L. Educação financeira no ensino médio integrado da rede federal de ensino: uma proposta de prática educativa. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: A introdução da educação financeira no ensino médio integrado desempenha um papel fundamental na formação integral dos discentes, preparando-os para enfrentar os desafi- os financeiros do mundo contemporâneo. Nesse contexto, a educação financeira busca integrar-se às disciplinas tradicionais, promovendo uma abordagem interdisciplinar, on- de os alunos são incentivados a aplicar conceitos aprendidos em matemática, economia e outras áreas do conhecimento para compreender e solucionar problemas financeiros reais. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a influência de um jogo so- bre educação financeira, bem como visa incentivar a prática educativa de educação fi- nanceira desde o início do ensino médio integrado. A pesquisa foi de caráter qualitativo e se debruçou em um estudo de caso tendo como objeto, os atores que interagem no pro- cesso educacional do curso de Meio Ambiente do Instituto Federal de Pernambuco (IF- PE) – Campus Pesqueira. Além disso, a pesquisa resultou no Produto Educacional inti- tulado “O Jogo” como proposta para abordar temas de natureza financeira, onde são es- tabelecidas instruções e considerações importantes para a elaboração, utilização e pro- dução de jogos educacionais nesta área de pesquisa.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1144
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.