Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1149
Título: Revestimentos comestíveis na conservação pós colheita de frutos: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Mendonça, Adailma Américo de Oliveira
Palavras-chave: Frutas
Hortaliças-fruto.
Conservação
Data do documento: 2023
Citação: Mendonça, Adailma Américo de Oliveira, Revestimentos comestíveis na conservação pós colheita de frutos: uma revisão bibliográfica. TCC (Pós-graduação Lato Sensu em Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 45 f., 2023.
Resumo: As estratégias de preservação pós-colheita foram desenvolvidas com a finalidade de prolongar a durabilidade dos frutos. A ênfase está em empregar métodos que promovam o aumento da vida útil destes, porém, preservando simultaneamente os componentes nutricionais. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma revisão bibliográfica sobre revestimentos comestíveis na conservação pós-colheita de frutos. Sendo estudadas pesquisas referentes a aplicação de revestimentos feitos à base de quitosana, gel de aloe vera, hidroxipropilmeti lcelulose, pectina, amidos de mandioca e batata, lipídios, proteínas, cera de abelha, poliaminas, alginato de sódio com ou sem aditivos adicionados a esses revestimentos. As coberturas comestíveis em frutos tem como finalidade prolongar a preservação de suas propriedades físico químicas e fitoquímicas, permitindo a manutenção dessas características. Essa melhoria ocorre através da alteração da atmosfera interna e externa ao redor do fruto contribuindo para diminuir a taxa de respiração, preservando níveis elevados de acidez, retardando o processo de amadurecimento e facilitando a conservação dos mesmos. Um exemplo são os polissacarídeos que desempenham um papel fundamental como matrizes na produção de coberturas comestíveis, destacando-se as gomas, os amido, as pectinas, celuloses, quitosanas, gelatinas, gel de aloe vera e hidroxipropilmetilcelulose. Essas matérias-primas reduzem a perda de umidade das frutos, conservam sua cor e firmeza. A aplicação de coberturas comestíveis nas frutos também permite a incorporação de substâncias bioativas com propriedades funcionais. Este estudo investigou a extensão dos resultados a respeito da vida útil dos frutos por meio da aplicação de coberturas comestíveis. Concluindo que a exploração desses recursos biodegradáveis torna-se uma alternativa para a conservação pós-colheita de frutos. Sendo que, os revestimentos comestíveis analisados possuem propriedades eficientes para conservação do valor nutricional, físico e quimicos desses frutos. Porém o que vai validar se funciona ou não será a formulação e concentração destes revestimentos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1149
Aparece nas coleções:Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REVESTIMENTO COMESTÍVEL NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE FRUTOS - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.pdf827,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.