Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1150
Título: Detecção de adulterantes no leite bovino na cidade de Ouricuri-PE.
Autor(es): Torres, Tamires Naiara Cassiano
Palavras-chave: Química Analítica Qualitativa
Leite
Adulterantes
Conservantes
Data do documento: 2023
Citação: TORRES, TAMIRES NAIARA CASSIANO. Detecção de adulterantes no leite bovino na cidade de Ouricuri-PE. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 14f., 2023.
Resumo: O leite é uma das fontes nutritivas encontradas no cotidiano dos seres humanos, sua qualidade é uma das vertentes que mais se preza. A cidade de Ouricuri-PE, possui uma grande produção de leite, portanto, essa pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de amostras oriundas de três sítios diferentes frente a presença ou não de adulterantes, através de testes específicos para peróxido de hidrogênio, amido, cloro além de avaliar a parâmetros físico-químicos como densidade, pH e condutividade elétrica. Dentre esses testes somente o adulterante peróxido de hidrogênio teve resultado positivo. Trabalhos como estes proporcionam monitorar e fiscalizar parâmetros de qualidade, principalmente quando se tem leite comercializado clandestinamente, o que pode causar sérios problemas de saúde para a população.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1150
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DETECÇÃO DE ADULTERANTES NO LEITE BOVINO NA CIDADE DE OURICURI-PE..pdfTAMIRES NAIARA CASSIANO TORRES330 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.