Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1152
Título: Tendências para o mercado consumidor de vinho no Brasil
Autor(es): Cardoso, Solange de Almeida
Palavras-chave: Enologia
Vitivinícola
Demanda
Oferta
Data do documento: 2023
Citação: CARDOSO, Solange de Almeida. Tendências para o mercado consumidor de vinho no Brasil. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 19 f., 2023.
Resumo: O vinho se apresenta nos últimos anos como um dos produtos com maior capilaridade para novos mercados, conquistando formas de consumo inéditas e alcançando destaques no total de consumidores atendidos. O trabalho de curso aqui apresentado buscou levantar e analisar as principais tendências para os mercados do vinho, objetivando compreender as oportunidades e desafios com embalagens, composição do vinho e outros condicionantes de inovação. É certo destacar que no Brasil e o restante do mundo, há um indicativo forte para o consumo mais controlado de bebidas alcoólicas. No entanto, o mercado brasileiro se apresenta com perspectivas de crescimento mais elevados, quando comparado com o velho mundo. Cabe destacar que as oportunidades e possibilidades que o mercado do vinho pode alcançar no território brasileiro, dependerá da capacidade de criar engajamento entre o consumidor e produto, no sentido de não apenas criar um cenário com maior popularidade, mas sim, a efetiva experiência no consumo do vinho.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1152
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - TENDÊNCIAS PARA O MERCADO CONSUMIDOR DE VINHO NO BRASIL.pdf247,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.