Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1171
Título: Revestimentos Comestíveis na pós-colheita de mamão: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Fernandes, Gilbson Angelim
Palavras-chave: Carica papaya L.
Conservação
Películas comestíveis
Maturação
Data do documento: 2023
Citação: FERNANDES, Gilbson Angelim. Revestimentos Comestíveis na pós-colheita de mamão: uma revisão bibliográfica. TCC (Pós- graduação Lato Sensu em Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 27 f., 2023.
Resumo: O fruto do mamoeiro apresenta baixa durabilidade na pós-colheita em função do rápido amadurecimento. A utilização de revestimentos comestíveis é uma alternativa viável, uma vez que, apresenta capacidade de retardar os processos metabólicos relacionados ao amadurecimento, aumentando assim a vida útil dos frutos. Além de limitar a respiração esses materiais atuam contra o escurecimento que ocorrem em frutos minimamente processados e podem apresentar ações bactericidas e fungicidas, reduzindo a incubação e o crescimento de organismos patogênicos. A proposta deste trabalho consiste em apresentar uma visão geral dos principais materiais empregados para este fim, visando à importância de referenciar o uso dos revestimentos comestíveis na pós-colheita de frutas in natura, em especial, em mamão, visando minimizar as perdas pós-colheita e manter a qualidade das frutas por mais tempo em prateleira.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1171
Aparece nas coleções:Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REVESTIMENTOS COMESTÍVEIS NA PÓS-COLHEITA DE MAMÃO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.pdf524,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.