Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1189
Título: Influência da maltodextrina no processo de obtenção do pó de acerola via Spray Dryer
Autor(es): Pereira, Sara Raquel Ribeiro
Palavras-chave: Maltodextrina
Acerola
Análise físico-química
Vitamina C
Data do documento: 2023
Citação: PEREIRA, S. R. R. Influência da maltodextrina no processo de obtenção do pó de acerola via Spray Dryer. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: A desidratação é um processo que possibilita a estocagem de sucos no estado desidratado, aumentando as formas de consumo e o tempo de prateleira. Porém, a secagem dos sucos de frutas apresenta complicações devido à pegajosidade e elevada higroscopicidade dos pós, o que ocasiona problemas durante o processamento e armazenamento do produto. Uma alternativa para facilitar a secagem é a adição de um material de parede. Diante disso o objetivo desse trabalho foi avaliar a acerola em pó obtida por meio do uso de spray dryer como método de secagem utilizando maltodextina como material de parede em uma indústria no município de Petrolina-PE. Foram preparadas duas soluções com diferentes maltodextrinas, a fim de avaliar características como recuperação de vitamina C e rendimento do produto final. Na primeira foi utilizada maltodextrina (Maltodextrina A) com DE 17,0-19,9, já na segunda solução foi utilizada maltdextrina (Maltodextrina B) com DE 5,0-9,0. Por fim, a secagem dos pós foi realizada em uma planta piloto por atomização (spray dryer). Essas amostras, as soluções e os pós foram submetidos a análises físico-químicas, as quais foram determinados de acordo com a metodologia do Instituto Adolfo Lutz (2008) ou através de métodos da própria empresa, os sólidos solúveis totais (oBrix), pH, sólidos totais, ácidos ascórbico, umidade, atividade água e densidade. De acordo com as análises realizadas verificou-se valores semelhantes entre os pós de acerola obtidos com as diferentes maltodextrinas, a vitamina C apresentou resultado 17794 e 17945, umidade 3,25 e 3,23, atividade água com 0,20 e 0,19 e a densidade com 0,66 e 0,61, respectivamente de acordo com a maltodextrina A e maltodextrina B. Porém, em relação a redução da perda de vitamina C a maltodextrina B (com 12,26) apresentou melhora significativa quando comparada com a maltodextrina A (com 17,20). Além disso a maltodextrina B apresentou melhora no rendimento, aumentando a produtividade para 69,64 %.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1189
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFLUÊNCIA DA MALTODEXTRINA NO PROCESSO DE OBTENÇÃO DO PÓ DE ACEROLA VIA SPRAY DRYER.pdf566,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.