Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1190
Título: Trajetórias profissionais e suas implicações nos saberes e práticas docentes no ensino da matemática
Autor(es): Barbosa, Williany Araujo
Palavras-chave: Saberes docentes
Práticas pedagógicas
Educação matemática
Trajetória
Data do documento: 2023
Citação: BARBOSA, Williany Araujo. Trajetórias profissionais e suas implicações nos saberes e práticas docentes no ensino da matemática. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria da Boa Vista, PE, 54 f., 2023.
Resumo: Este trabalho visou compreender as questões da trajetória profissional dos professores que influenciaram na construção dos saberes e práticas dos docentes de matemática. Seu propósito foi analisar as relações entre a trajetória profissional dos professores de matemática que atuam em escolas estaduais de Santa Maria da Boa Vista - PE e seus saberes e práticas da docência. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, tendo como participantes seis professores de matemática que lecionam nas instituições escolares estaduais da sede desse município. Para coletar os dados necessários foram empregadas técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada. Do ponto de vista teórico-conceitual tomamos como referência os estudos de autores como Tardif (2014), Nóvoa (1992), dentre outros, por proporem a reflexão sobre vários aspectos dos saberes docentes e da natureza desses saberes, evidenciando não só a complexidade como também a multiplicidade de fontes de aquisição e validação dos saberes docentes. Os resultados fortalecem a compreensão de que a trajetória de vida dos professores exerce uma influência significativa na construção e mobilização de seus saberes no contexto da docência em matemática. Essa constatação não apenas confirma a hipótese inicial, mas destaca a importância de considerar as experiências pessoais e profissionais na formulação de políticas e práticas de formação docente. Apesar das limitações, como a ausência de observações em sala de aula, o estudo destaca a relevância de valorizar os saberes construídos por meio da experiência profissional dos professores de matemática. Em conclusão, esta pesquisa contribui significativamente para o entendimento das dinâmicas entre trajetória profissional, saberes e práticas dos professores de matemática, oferecendo insights valiosos para aprimorar a formação e atuação desses profissionais em Santa Maria da Boa Vista. No entanto, reconhecemos que as descobertas não se limitam às páginas deste estudo, mas servem como um ponto de partida para novas investigações e práticas educacionais mais inclusivas e conscientes.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1190
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática (Campus Santa Maria)

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