Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1200
Título: | Metodologias ativas e EPT: percepções sobre o uso de aprendizagem baseada em projetos como ferramenta para o engajamento |
Autor(es): | Marques, Renato da Silva |
Palavras-chave: | Educação Aprendizagem Baseada em Projetos Engajamento Ensino Médio Integrado Técnico em Informática |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | MARQUES, R. S. Metodologias ativas e EPT: percepções sobre o uso de aprendizagem baseada em projetos como ferramenta para o engajamento. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023. |
Resumo: | A educação no decorrer das décadas vem ocorrendo modificações constantes, principalmente com a evolução das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s), afetando o processo de ensino-aprendizagem e os sujeitos nele envolvidos, incluindo a utilização das metodologias ativas. Tais metodologias usadas como recursos educacionais potencializadores, podem reforçar o empoderamento dos estudantes e os encorajar a participação ativa no seu processo de aprendizagem. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) especificamente o ensino médio integrado em Informática, dispõe de componente curricular Projeto Integrador (PI) que tem como objetivo promover a compreensão teórica com a prática de sua formação de forma interdisciplinar promovendo a criatividade a partir de projetos, exigindo o desenvolvimento de habilidades profissionais de lideranças e trabalho em equipes. Nesse contexto, buscando por meio de metodologias ativas com foco na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O problema de pesquisa concentra-se no baixo engajamento dos alunos da disciplina de projetos integradores no curso de Ensino Médio Integrado - EMI de Informática, relacionado ao desenvolvimento das habilidades de trabalho em equipe, lideranças e papéis relacionados às atribuições profissionais. Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar a contribuição de uma Sequência Didática (SD) envolvendo a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na promoção do engajamento dos alunos na disciplina de Projetos Integradores (PI), no curso Ensino Médio Integrado (EMI) de Informática, visando o desenvolvimento das habilidades de trabalho em equipe, lideranças e papéis relacionados às atribuições do profissional de informática. Para atender ao objetivo da pesquisa, optou-se por método de estudo exploratório e descritivo de natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa na condução investigativa, usando as técnicas de análise a estatística descritiva para os dados quantitativos e a análise de conteúdo para os dados qualitativos. Os procedimentos utilizados foram observação docente em aula, aplicação de questionários antes e depois do desenvolvimento da SD. O público envolvido foram um (1) professor da disciplina de Projeto Integrador mais quatro (4) professores do eixo integrador, e os alunos do EMI e informática matriculados na disciplina. Entre os principais achados da pesquisa foram observados que as metodologias ativas proporcionam aos estudantes um aumento de engajamento, uma melhora no desempenho estudantil, entre outras características relacionadas ao ensino, na concepção dos docentes. Já para os discentes as metodologias ativas podem proporcionar um ganho expressivo no processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes demonstraram interesse em conhecer as atribuições profissionais, bem como durante a aplicação da SD puderam refletir a respeito disto. Ademais, para aqueles que não pretendem trabalhar ou continuar os estudos na área de informática, tiveram a oportunidade de refletir a respeito da futura profissão, assim como visualizar as habilidades necessárias, os desafios e oportunidades de trabalho, que a formação traz. Desta maneira, concluímos que os resultados avigoram para a conjectura da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), satisfaz uma necessidade e pode proporcionar a experiência prática aos estudantes das disciplinas de projetos integradores nos papéis profissionais as atribuições com engajamento, permitindo o desenvolvimento da identidade profissional entre os estudantes da EPT, com a simulação de projetos reais da sua área de atuação profissional. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1200 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - METODOLOGIAS ATIVAS E EPT PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO FERRAMENTA PARA O ENGAJAMENTO.pdf | 932,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.