Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1206
Título: Exclusão digital: desigualdade evidenciada pela pandemia
Autor(es): Silva, Rosimery de Jesus
Palavras-chave: Exclusão digital
Desigualdade social
Impacto da pandemia na educação
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, R. J. Exclusão digital: desigualdade evidenciada pela pandemia. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 27f., 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a exclusão digital como uma desigualdade evidenciada pela pandemia da Covid-19 e como isso impactou na educação. O trabalho busca conceituar a exclusão digital; contextualizar a desigualdade social na realidade brasileira; e por fim propõe refletir sobre os impactos da pandemia na educação. A relevância deste estudo se justifica pela necessidade de analisar possíveis impactos da pandemia de Covid-19 na educação, algo sentido principalmente pelas crianças e jovens mais pobres, que tiveram dificuldades de acesso ao ensino remoto implementado de maneira emergencial. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica narrativa. Os resultados apontaram que a desigualdade social no Brasil aprofunda a exclusão digital, o que, por sua vez, reforça a desigualdade. Neste contexto, frente a situações adversas, como o caso da pandemia, as camadas sociais mais baixas sofrem as consequências. O cenário da pandemia trouxe à tona os problemas sociais brasileiros relativos à falta de infraestrutura e à ausência de políticas públicas eficazes em relação à inclusão social. Percebeu-se que a exclusão digital e a desigualdade social são problemas graves que vêm acompanhados de diversos outros, refletindo-se na educação. Pesquisas futura devem dar mais visibilidade para a exclusão digital, bem como programas de intervenções devem ser implementadas para reduzir tal exclusão.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1206
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- EXCLUSÃO DIGITAL DESIGUALDADE EVIDENCIADA PELA PANDEMIA.pdf459,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.