Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1213
Título: Efeitos da aplicação de revestimentos comestíveis na conservação pós-colheita de manga uma revisão de literatura
Autor(es): Fernandes, Flávio Henrique Angelim
Palavras-chave: Revestimentos biodegradáveis
Pós-Colheita
Frutas
Vida de prateleira
Data do documento: 2023
Citação: FERNANDES, Flávio Henrique Angelim. Efeitos da aplicação de revestimentos comestíveis na conservação pós-colheita de manga uma revisão de literatura. TCC (Pós-graduação Lato Sensu em Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, f. 32, 2023.
Resumo: O emprego de revestimentos comestíveis de frutos tropicais, como a manga, tem apresentado resultados promissores, demonstrando o potencial de aumento da vida útil em condições comerciais. Filmes comestíveis podem ser alternativa para estender a vida de prateleira dos alimentos, e quando adicionado de certas substâncias são capazes de retardar a contaminação por microrganismos. A tecnologia tem se destacado por elevar o tempo de conservação dos frutos, permitindo a versatilidade de manuseio e comercialização. Os polissacarídeos utilizados nos revestimentos apresentam especificidades adequadas para a aplicação por possuírem boa transparência e boa resistência às trocas gasosas. A manutenção da integridade da parede celular do fruto e as propriedades antifúngicas enfatizam os benefícios do uso desta tecnologia. Acrescentam-se também características de serem economicamente atraentes, em virtude da utilização em pequenas quantidades de matérias-primas, sendo algumas de baixo valor. Mesmo possuindo diversos estudos sobre o uso revestimentos comestíveis em frutas, informações mais precisas precisam ser disponibilizadas para que seja possível a indicação do mais eficaz e aplicável às práticas adotadas por produtores e exportadores de frutas como a manga O objetivo desta revisão é descrever os biofilmes utilizados em mangas. A busca de dados foi realizada a partir de consultas em artigos científicos, notas científicas, trabalhos de dissertação e teses indexados nas bases Scopus, Web of Science, Scielo, e Science Direct. A busca foi realizada apenas por literatura publicada nos últimos 10 anos. Como principais resultados, observou-se que as proteínas, os polissacarídeos e os lipídeos são os biopolímeros mais utilizados na formação dos filmes comestíveis. Os biofilmes contribuem positivamente para a conservação dos alimentos, melhorando qualidades sensoriais e permitindo a adição de compostos antioxidantes ao alimento. Entre as vantagens das matérias-primas utilizadas como revestimento comestível, está a biodegradabilidade, o que acarreta a diminuição do uso de fontes não renováveis, minimizando a poluição ambiental.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1213
Aparece nas coleções:Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.