Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1221
Título: Avaliação das ferramentas da qualidade em uma indústria de laticínios no município de Salgueiro - PE
Autor(es): Nascimento, Acilene Santos do
Palavras-chave: RDC 275
POP - Procedimentos Operacionais Padronizados
Leite
Data do documento: 2019
Citação: NASCIMENTO, A. S. Avaliação das ferramentas da qualidade em uma indústria de laticínios no município de Salgueiro - PE. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2019.
Resumo: Os laticínios surgiram para transformar o leite advindo dos produtores rurais em produtos lácteos e assim comercializá-lo de maneira mais segura para a saúde. Diante disso o objetivo desse trabalho foi implantar ferramentas da qualidade em uma indústria de laticínios no município de Salgueiro-PE. Para o levantamento das condições sanitárias do laticínio foi utilizada a lista de verificação da RDC 275 de 21 de outubro de 2002 da ANVISA os parâmetros foram divididos em como edificações, instalações e equipamentos; móveis e utensílios; manipuladores e documentação. Esses cinco blocos cada um contendo determinados números de itens, totalizando 164 itens. Para responder a lista de verificação foram assumidas as seguintes opções: “conforme”. “não conforme” e “não se aplica”. O bloco edificações e instalações obtive 53,08% de conformidades. Não foi encontrado na área interna, material em desuso que pudesse servir de abrigo para insetos e roedores foi observado que o estabelecimento possuía um sistema de drenagem dimensionado adequadamente, sem acúmulo de resíduos. Na higienização dos equipamentos, maquinários, e dos móveis e utensílios constatou-se a falta de responsável devidamente capacitado para realizar a operação, sendo ainda verificado que a diluição dos produtos de higienização, tempo de contato e modo de aplicação não eram obedecidos, conforme a recomendação dos fabricantes. Os manipuladores possuíam hábitos de higiene, tais como a lavagem das mãos antes da manipulação de alimentos, principalmente após qualquer interrupção das atividades e depois do uso de sanitários. Por outro lado, o transporte foi o item mais preocupante, pois não possuía refrigeração nos quais os produtos eram transportados para outra cidade em temperatura ambiente. Em relação ao bloco de documentação foram encontrados 100% de inconformidades. Diante disso Pôde-se concluir que foram detectadas deficiências em todos os blocos avaliados, ficando com maior destaque para documentação, o que se pode ver que basta apenas investimento por parte do proprietário do estabelecimento.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1221
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM UMA INDÚSTRIA DE.pdf695,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.