Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1223
Título: Manipulação de alimentos: alimentação segura diante da pandemia de covid-19
Autor(es): Rolim, Emylli Gomes Rangel
Palavras-chave: Manipuladores - Alimentos
Contaminação - Alimentos
Pandemia - Covid 19
Capacitação - Manipuladores de alimentos
Data do documento: 2021
Citação: ROLIM, E. G. R. Manipulação de alimentos: alimentação segura diante da pandemia de covid-19. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.
Resumo: O abastecimento de alimentos saudáveis e seguros para o homem é um dos objetivos da tecnologia em alimentos, o que não se difere do ambiente escolar, dessa forma deve-se dar a devida importância à maneira com que tais alimentos são preparados, para minimização e eliminação de contaminações que podem vir a ocorrer sem a correta higiene. Com o surgimento da pandemia de COVID-19, encara-se uma preocupação ainda maior em relação a manipulação dos alimentos e a prevenção de possíveis contaminações. Dessa forma a capacitação é uma etapa importante a ser concluída. Objetivou-se com este trabalho proporcionar capacitação aos manipuladores de alimentos de escolas do município de Aurora-Ceará e assim aumentar a qualidade nos serviços de alimentação. Foram disponibilizados formulários aos manipuladores de alimentos para assim ser possível analisar os conhecimentos básicos na área de manipulação de alimentos, assim como avaliar a frequência com que eles passam por qualificação, dessa forma foi possível desenvolver um curso de capacitação. Verificouse que 100% dos manipuladores eram mulheres, 59% com idade entre 40 e 49 anos, 70% com ensino médio completo, 81% costuma participar de qualificação pelo menos uma vez por ano, e, em relação a função dos colaboradores no setor escolar, 58% revelaram ser auxiliares de serviços gerais e 42% merendeiras. Sobre os conhecimentos básicos na área de alimentos 42% das questões foram assinaladas de forma incorreta, a maior porcentagem de erro ocorreu na questão de número 13, que aborda a necessidade de desinfecção dos alimentos servidos crus, com 80% de erros. Concluiu-se que a formação dos manipuladores de alimentos é uma ferramenta indispensável, pois com capacitação e preparo adequados, é possível produzir alimentos seguros.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1223
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS - ALIMENTAÇÃO SEGURA DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.