Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1238
Título: Pós-colheita de frutas e hortaliças: Coletânea de pesquisas
Autor(es): Perez, Jane Oliveira
Moreira, Andréa Nunes
Santos, Ana Elisa Oliveira dos
Palavras-chave: Pós-colheita
Hortas
Hortaliças
Data do documento: 2024
Editor: Editora IFSertãoPE
Citação: PEREZ, J. O.; MOREIRA, A. N.; SANTOS, A. E. O. Pós-colheita de frutas e hortaliças: Coletânea de pesquisas. Petrolina: Editora IFSertãoPE, 2024.
Resumo: A ciência pós-colheita refere-se ao estudo da fisiologia e do manejo de produtos vegetais, logo após a colheita até o seu destino, tendo como objetivos principais a manutenção da qualidade e minimização de perdas. Estima-se que as perdas pós-colheita no Brasil, ocorridas entre a colheita e a chegada ao consumidor, estão em torno de 40 %. Além disso, anualmente cerca de 30% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados ou perdidos, correspondendo a 1,3 bilhão de toneladas. Visando atender a demanda da cadeia produtiva pela manutenção da qualidade dos produtos hortífrutícolas, torna-se fundamental o conhecimento da fisiologia e do manejo pós-colheita desses produtos. Neste contexto, a coordenação do Curso de Especialização em Pós-Colheita de Produtos Hortifrutícolas, vem por meio deste E-book, apresentar uma coletânea com artigos científicos oriundos de pesquisas e revisões bibliográficas, realizadas pelos pós-graduandos, que concluíram as disciplinas de TCC I e TCC II, no ano de 2023. Os estudos abordaram temas como tecnologias pós-colheita; avaliações de perdas; comercilaização; aspectos fisiológicos de frutas e hortaliças; manejos de pragas e doenças na pós-colheita, entre outros assuntos relevantes na área.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1238
ISBN: 978-65-89380-36-8
Aparece nas coleções:E-Books

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-BOOK - Pós-colheita de frutas e hortaliças - coletânea de pesquisas.pdf14,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.