Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1242
Título: Manifestações patológicas na construção civil: estudos de caso em Serra Talhada - PE
Autor(es): Rosa, Johnny de Moura
Palavras-chave: Manifestações patológicas
Reparo
Custos
Data do documento: 2023
Citação: ROSA, J. M. Manifestações patológicas na construção civil: estudos de caso em Serra Talhada - PE. TCC (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 67f., 2023.
Resumo: As manifestações patológicas são danos que atingem as edificações e podem ser identificadas em todos os elementos da construção. Estes problemas podem ser causados em diversas etapas da construção como má execução de obra, falta de manutenção ou por elementos externos como a chuva e o sol. Este trabalho explora os conceitos associados a esses fenômenos na construção civil e o foco principal recai sobre a identificação, descrição e compreensão das principais manifestações patológicas, como defeitos em pinturas, trincas, infiltrações, até problemas estruturais mais complexos que impactam a integridade das edificações, com o intuito de proporcionar uma compreensão clara de suas causas e, consequentemente, apresentar soluções eficazes para prevenção e reparo. Adicionado o levantamento de dados quantitativos para apresentar os custos de reparo para sanar tais problemas. Para tal compreensão foram realizados dois estudos de casos na cidade de Serra Talhada-PE, o primeiro com problemas associados principalmente a falta de impermeabilização da fundação e proteção externa do imóvel enquanto o segundo retrata a falta de impermeabilização da laje. A metodologia adotada nesta pesquisa abrangeu uma análise minuciosa de casos através de visitas ao local com capturas imagéticas dos defeitos e fontes orais dos proprietários dos imóveis, integrando dados qualitativos e quantitativos. A inspeção predial, análise de dados e a proposição de soluções foram conduzidas de maneira sistemática, destacando a importância de uma boa execução durante a fase construtiva e de manutenções ao longo da vida útil das edificações. Uma avaliação detalhada dos custos associados à implementação de algumas soluções propostas foi conduzida utilizando a Tabela SINAPI, ORSE e SEINFRA. Os resultados obtidos evidenciam a eficácia das abordagens propostas, ressaltando a necessidade de práticas construtivas seguindo toda a regulamentação necessária e intervenções para prevenir ou eliminar as manifestações patológicas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1242
Aparece nas coleções:Engenharia Civil (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ESTUDOS DE CASO EM SERRA TALHADA-PE.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.