Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1245
Título: BIM no Brasil: uma revisão sistemática
Autor(es): Oliveira, Vinicius Roberto de
Palavras-chave: Parametrização
Software
Metodologia
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, V. R. BIM no Brasil: uma revisão sistemática. TCC (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 52f., 2023.
Resumo: A Metodologia de Building Information Modeling (BIM) tem desempenhado um papel fundamental na otimização de projetos, oferecendo um desenvolvimento mais eficiente por meio da parametrização, automação de etapas do projeto e interoperabilidade entre disciplinas. Este trabalho propõe uma revisão sistemática do estado atual do BIM no Brasil, com o intuito de compilar informações sobre a adoção, maturidade, normas e decretos que envolvem essa ferramenta no país. Além disso, o estudo visa compreender os principais desafios e obstáculos que as empresas enfrentam ao implementar o BIM, assim como as motivações que impulsionam os profissionais a adotarem essa metodologia. Ao concluir a pesquisa, foi possível identificar que as barreiras predominantes residem nos custos associados a softwares e hardwares, nas dificuldades de capacitação dos funcionários, que muitas vezes demanda a interrupção de tarefas em andamento, e na falta de conhecimento sobre a metodologia. Apesar desses desafios, é notável que muitas empresas desejam implementar o BIM, impulsionadas pelas vantagens que incluem o aumento da produtividade, a possibilidade de simulações e análises mais precisas, compatibilização eficiente, automação de quantitativos, entre outros benefícios.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1245
Aparece nas coleções:Engenharia Civil (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BIM NO BRASIL UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.