Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1269
Title: A identidade docente na educação profissional e tecnológica: um processo "em formação" na ETE Pedro Leão Leal
Authors: Marins, Dackson Romario de Souza
Keywords: Educação
Identidade docente
Formação continuada
Educação Profissional e Tecnológica
Issue Date: 2024
Citation: MARINS, D. R. S. A identidade docente na educação profissional e tecnológica: um processo "em formação" na ETE Pedro Leão Leal. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2024.
Abstract: Incontáveis são os desafios que circundam a vida profissional dos professores da Educação Profissional e Tecnológica, tanto no que diz respeito à execução do trabalho, quanto no que se refere à consciência – ou não – de sua identidade docente, seja ela advinda da formação inicial e/ou da continuada. Diante desta realidade, o presente estudo objetiva, de maneira geral, apresentar a importância da construção e desenvolvimento da identidade docente para o professor da educação profissional e tecnológica. O projeto traz, ainda, a relevância de conhecer a maneira como o ensino ocorre e a compreensão da importância existente na Formação Continuada para o professor. Os métodos norteadores desta pesquisa, caracterizam-na como uma pesquisa exploratória e descritiva, baseada em uma revisão bibliográfica sobre a temática e, também, na realidade dos professores do Ensino Médio Integrado da Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal, na cidade de São José do Belmonte – PE. Vale salientar que com este trabalho desenvolveu-se como produto final um Mapa Conceitual em vídeo, com as principais ideias construídas ao longo da pesquisa, destinado aos professores do Ensino Médio Integrado, tendo em vista a possibilidade de enriquecimento da formação e prática docente.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1269
Appears in Collections:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.