Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Eliane da Silva Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T16:17:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T16:17:42Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T16:17:41Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T16:17:42Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, E. S. F. LGBTQIA+ no mercado de trabalho: contribuições da educação profissional da Escola Estadual Professor Moreira de Sousa, Juazeiro do Norte-CE. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1303 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investigou como o estágio supervisionado ofertado pela Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa, localizada no munícipio de Juazeiro do Norte-CE, contribuiu para a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho. A pesquisa teórica teve por base os estudos de Butller (2016), Reis (2018), Foucault (1982, 1984, 1985), Jesus (2012), entre outros. A análise da legislação teve por base a Constituição Federal de 1988 e o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana. Além disso, para o alcance dos objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com jovens LGBTQIA+, utilizando a metodologia de análise de conteúdo temática proposta por Bardin (1977). A pesquisa buscou elucidar o papel da educação profissional na inserção desses jovens nos espaços profissionais, destacando suas aspirações, desafios e a importância de um trabalho digno para sua sobrevivência. A análise dos dados registrados permitiucompreender a constituição dos sujeitos LGBTQIA+ e suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho, ressaltando princípios como autonomia e dignidade humana, bem comoa relevância do respeito à inclusão nos ambientes profissionais desejados e o papel crucial da escola nesse processo formativo. Além disso, o estudo abordou pontos relevantes para a reflexão acerca da vida profissional, as dificuldades enfrentadas no mundo do trabalho, as perspectivas futuras e o processo de formação desses jovens LGBTQIA+. Configurando-se como uma pesquisa qualitativa exploratória, esta investigação contribuiu, através do seu resultado, para a compreensão e promoção da inclusão LGBTQIA+ no mundo do trabalho, notadamente através do seu Produto Educacional, constituído através de um material gráfico no formato de cartilha destinado a esse público. | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Mundo do trabalho | pt_BR |
dc.title | LGBTQIA+ no mercado de trabalho: contribuições da educação profissional da Escola Estadual Professor Moreira de Sousa, Juazeiro do Norte-CE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LGBTQIA+ NO MERCADO DE TRABALHO - CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MOREIRA DE SOUSA, JUAZEIRO DO NORTE-CE.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.