Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1303
Título: LGBTQIA+ no mercado de trabalho: contribuições da educação profissional da Escola Estadual Professor Moreira de Sousa, Juazeiro do Norte-CE
Autor(es): Moura, Eliane da Silva Ferreira
Palavras-chave: Educação Profissional
LGBTQIA+
Juventude
Mundo do trabalho
Data do documento: 2024
Citação: MOURA, E. S. F. LGBTQIA+ no mercado de trabalho: contribuições da educação profissional da Escola Estadual Professor Moreira de Sousa, Juazeiro do Norte-CE. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.
Resumo: Este estudo investigou como o estágio supervisionado ofertado pela Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa, localizada no munícipio de Juazeiro do Norte-CE, contribuiu para a inclusão da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho. A pesquisa teórica teve por base os estudos de Butller (2016), Reis (2018), Foucault (1982, 1984, 1985), Jesus (2012), entre outros. A análise da legislação teve por base a Constituição Federal de 1988 e o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana. Além disso, para o alcance dos objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com jovens LGBTQIA+, utilizando a metodologia de análise de conteúdo temática proposta por Bardin (1977). A pesquisa buscou elucidar o papel da educação profissional na inserção desses jovens nos espaços profissionais, destacando suas aspirações, desafios e a importância de um trabalho digno para sua sobrevivência. A análise dos dados registrados permitiucompreender a constituição dos sujeitos LGBTQIA+ e suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho, ressaltando princípios como autonomia e dignidade humana, bem comoa relevância do respeito à inclusão nos ambientes profissionais desejados e o papel crucial da escola nesse processo formativo. Além disso, o estudo abordou pontos relevantes para a reflexão acerca da vida profissional, as dificuldades enfrentadas no mundo do trabalho, as perspectivas futuras e o processo de formação desses jovens LGBTQIA+. Configurando-se como uma pesquisa qualitativa exploratória, esta investigação contribuiu, através do seu resultado, para a compreensão e promoção da inclusão LGBTQIA+ no mundo do trabalho, notadamente através do seu Produto Educacional, constituído através de um material gráfico no formato de cartilha destinado a esse público.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1303
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