Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1378
Título: Desafios à implementação do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos) no Campus Ouricuri –IFSERTÃOPE, na perspectiva dos atores da gestão
Autor(es): Silva, Talita Mirella Ferreira da
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Equidade
Neoliberalismo
Proeja
Cidadania
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, T. M. F. Desafios à implementação do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos) no Campus Ouricuri –IFSERTÃOPE, na perspectiva dos atores da gestão. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa social de inspiração etnográfica, cujo objetivo foi recuperar, a partir da investigação documental e realização de entrevistas, questões que pairaram sobre a Educação de Jovens e Adultos, em particular, a implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – Proeja, no campus Ouricuri, no lapso de 2017 a 2022. A análise dos dados foi embasada tanto no que se encontra estabelecido na legislação relativa ao tema, em âmbito nacional e internacional: Constituição Federal de 1988, Declaração de Jomtien (Tailândia) 1990, LDB 1996, Decretos 5.478 e 5.840 de 2005 e 2006 respectivamente, PNE 2014/2024, Agenda 2030, como no pensamento acerca da EJA, resultante dos trabalhos de Paulo Freire (1996), Moacyr Gadotti (2007), Dante Henrique Moura (2007) e Antonio Marcos da Conceição Uchoa (2016), autores de evidente fundamentação na corrente de pensamento científico marxista aqui assumida. Realizamos, também, uma interlocução com as vozes nas publicações da Revista Brasileira de Educação – RBE, visitando 16 trabalhos sobre o Proeja na última década, bem como fizemos uma revisão integrativa, a partir de artigos extraídos da base Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Sistema de Información Científica Redalyc, por entendermos que tal interlocução contribui com esse debate tão necessário aos educadores e educadoras que vivem o contexto da EJA. Assim, por tudo isso, este texto nos conta um pouco sobre os caminhos e descaminhos da EJA/Proeja no IFSertãoPE, campus Ouricuri, onde os resultados da pesquisa revelaram fragilidades na materialização dessa política pública marcada por incompreensões, ambiguidades, descontinuidades e retrocessos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1378
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DO PROEJA.pdf7,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.