Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://hdl.handle.net/123456789/1393| Título: | Desvendando os princípios de lançamento de projéteis com a catapulta LEGO Mindstorms EV3: uma sequência didática | 
| Autor(es): | Carvalho, Geovanna Santana Silva | 
| Palavras-chave: | Ensino de Física Robótica educacional Didática  | 
| Data do documento: | 2024 | 
| Citação: | CARVALHO, G. S. S. Desvendando os princípios de lançamento de projéteis com a catapulta LEGO Mindstorms EV3: uma sequência didática. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | 
| Resumo: | Neste trabalho, apresentamos a robótica educacional como uma ferramenta para abordar o conteúdo de lançamento de projéteis, focando nos tipos oblíquo e horizontal. A robótica educacional nas aulas de Física proporciona uma conexão entre a teoria e a prática, despertando o interesse e desenvolvendo a cognição, o raciocínio lógico, a autonomia, a confiança e a criatividade dos alunos na construção do seu próprio conhecimento. O lançamento oblíquo descreve o movimento de um corpo com velocidade inicial, seguindo uma trajetória parabólica ao ser lançado sob um determinado ângulo em relação à horizontal. Por outro lado, o lançamento horizontal refere-se ao movimento de um objeto a partir de uma certa altura em relação ao solo e uma dada velocidade inicial horizontal, formando, posteriormente, uma trajetória parabólica devido ao efeito da gravidade. Nosso objetivo foi desenvolver uma sequência didática para o ensino desses conceitos, utilizando uma catapulta construída com LEGO Mindstorms EV3, fundamentada na Teoria Humanista de Carl Rogers, destinada a turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Esta abordagem integrou teoria e prática para facilitar a compreensão e a aplicação dos princípios físicos, promovendo um aprendizado significativo e contextualizado para os estudantes. A sequência didática incluiu seis aulas, que em cada uma delas tem as seguintes atividades: apresentação da sequência e do kit LEGO; dinâmica dos cartões; organização das equipes; montagem e programação do kit LEGO Mindstorms EV3; estudo direcionado sobre lançamento de projéteis; exploração dos conceitos através da catapulta e do roteiro; e, finalmente, apresentação dos resultados e avaliação da experiência. Além disso, fornecemos orientações detalhadas para professores sobre a aplicação da sequência didática e a aquisição dos materiais necessários. | 
| Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Física, sob a orientação do Prof. Dr. Cícero Thiago Gomes dos Santos. | 
| URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1393 | 
| Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Petrolina) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC-DESVENDANDO OS PRINCÍPIOS DE LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS COM A CATAPULTA LEGO MINDSTORMS EV3 - UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA..pdf | 46,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.