Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1414
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Pablo Emmanuel Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T22:01:22Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14T22:01:22Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, P. E. A. Integrando TDIC no ensino médio de uma escola pública: a utilização do Plickers para o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1414 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco. | pt_BR |
dc.description.abstract | No cenário contemporâneo, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) desempenham um papel fundamental, influenciando diversos aspectos da sociedade e transformando o cotidiano. Este trabalho explora a integração das TDIC no ensino de língua inglesa, com foco no aplicativo Plickers, na Escola Cidadã Integral Prefeito Francisco Apolinário da Silva, em Areial-PB. O objetivo foi refletir sobre as vantagens do uso do Plickers em sala de aula, destacando como ele contribui para um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo. O referido aplicativo, que opera via smartphone e computador, combina gamificação e avaliação em tempo real, promovendo um ambiente competitivo e lúdico entre os alunos. Os objetivos específicos incluem a análise das vantagens dessa ferramenta, que favorece o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas (ouvir, falar, ler e escrever) e estimula a autonomia dos estudantes. A metodologia adotada utiliza o Plickers para atividades diagnósticas, avaliativas e desafios, destacando a importância da interação e comunicação no processo educativo. O trabalho também visa responder a questões sobre a eficácia das metodologias ativas no ensino de inglês e seu impacto no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. As contribuições teóricas de Martorelli, Neves, Alves e outros fundamentam as discussões, conferindo robustez e respaldo acadêmico ao trabalho. As contribuições teóricas de Martorelli, Neves, Alves e outros teóricos fundamentam as discussões, conferindo robustez e respaldo acadêmico ao trabalho. Espera-se que os resultados trazidos ofereçam novas perspectivas sobre ensino e aprendizagem, ressaltando o uso de ferramentas tecnológicas gratuitas em dispositivos móveis e proporcionando compreensões sobre a gamificação no contexto educacional. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Plataforma Plickers | pt_BR |
dc.title | Integrando TDIC no ensino médio de uma escola pública: a utilização do Plickers para o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-INTEGRANDO TDIC NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLIC.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.