Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1414
Título: Integrando TDIC no ensino médio de uma escola pública: a utilização do Plickers para o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa
Autor(es): Dias, Pablo Emmanuel Araújo
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação
Ensino de Língua Inglesa
Gamificação
Metodologias ativas
Plataforma Plickers
Data do documento: 2024
Citação: DIAS, P. E. A. Integrando TDIC no ensino médio de uma escola pública: a utilização do Plickers para o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: No cenário contemporâneo, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) desempenham um papel fundamental, influenciando diversos aspectos da sociedade e transformando o cotidiano. Este trabalho explora a integração das TDIC no ensino de língua inglesa, com foco no aplicativo Plickers, na Escola Cidadã Integral Prefeito Francisco Apolinário da Silva, em Areial-PB. O objetivo foi refletir sobre as vantagens do uso do Plickers em sala de aula, destacando como ele contribui para um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo. O referido aplicativo, que opera via smartphone e computador, combina gamificação e avaliação em tempo real, promovendo um ambiente competitivo e lúdico entre os alunos. Os objetivos específicos incluem a análise das vantagens dessa ferramenta, que favorece o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas (ouvir, falar, ler e escrever) e estimula a autonomia dos estudantes. A metodologia adotada utiliza o Plickers para atividades diagnósticas, avaliativas e desafios, destacando a importância da interação e comunicação no processo educativo. O trabalho também visa responder a questões sobre a eficácia das metodologias ativas no ensino de inglês e seu impacto no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. As contribuições teóricas de Martorelli, Neves, Alves e outros fundamentam as discussões, conferindo robustez e respaldo acadêmico ao trabalho. As contribuições teóricas de Martorelli, Neves, Alves e outros teóricos fundamentam as discussões, conferindo robustez e respaldo acadêmico ao trabalho. Espera-se que os resultados trazidos ofereçam novas perspectivas sobre ensino e aprendizagem, ressaltando o uso de ferramentas tecnológicas gratuitas em dispositivos móveis e proporcionando compreensões sobre a gamificação no contexto educacional.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1414
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-INTEGRANDO TDIC NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLIC.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.