Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Denise de Fátima-
dc.date.accessioned2024-11-19T20:56:44Z-
dc.date.available2024-11-19T20:56:44Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGONÇALVES, D. F. Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sobre aplicação do Minecraft Education Edition no ensino de química. TCC (Programa De Pós-Graduação Latu Sensu Em Tecnologias Digitais Aplicadas À Educação — TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1421-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Programa De Pós-Graduação Latu Sensu Em Tecnologias Digitais Aplicadas À Educação — TECDAE, sob a orientação do Prof. Me. Jean Lúcio Santos Evangelista.pt_BR
dc.description.abstractDiante das dificuldades encontradas por docentes em ensinar conteúdos químicos de cunho abstrato e o crescente uso de jogos digitais por crianças e adolescentes no século XXI, o presente estudo visa analisar as publicações existentes sobre o uso e impacto do jogo digital Minecraft Education Edition, também conhecido como Minecraft EDU, no ensino e aprendizagem de conceitos químicos. O Minecraft EDU é uma versão do popular jogo Minecraft, projetada especificamente para o uso educacional em sala de aula, que emprega recursos tecnológicos, para fins de implementação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. A pesquisa fundamentou-se em estudo qualitativo de natureza teórica, exploratória e descritiva, pautada em uma revisão bibliográfica realizada em periódicos (bases de dados, revistas científicas e anais de eventos), foram analisadas 7 publicações referentes ao uso do Minecraft EDU como ferramenta educacional no ensino de química para o Ensino Básico. Como resultado revela-se a exploração de possibilidades de ensino mediante jogos digitais, além de fornecer novas perspectivas e resoluções para algumas problemáticas, como a dificuldade de compreensão de conceitos abstratos relacionados a química e a escassez de laboratórios para ensino de química em instituições de ensino básico brasileiras.pt_BR
dc.subjectMinecraft Education Editionpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Jogos Digitaispt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdopt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sobre aplicação do Minecraft Education Edition no ensino de química.pt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.