Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1421
Título: Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sobre aplicação do Minecraft Education Edition no ensino de química.
Autor(es): Gonçalves, Denise de Fátima
Palavras-chave: Minecraft Education Edition
Ensino de Química
Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais
Análise de Conteúdo
TDIC
Data do documento: 2024
Citação: GONÇALVES, D. F. Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sobre aplicação do Minecraft Education Edition no ensino de química. TCC (Programa De Pós-Graduação Latu Sensu Em Tecnologias Digitais Aplicadas À Educação — TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: Diante das dificuldades encontradas por docentes em ensinar conteúdos químicos de cunho abstrato e o crescente uso de jogos digitais por crianças e adolescentes no século XXI, o presente estudo visa analisar as publicações existentes sobre o uso e impacto do jogo digital Minecraft Education Edition, também conhecido como Minecraft EDU, no ensino e aprendizagem de conceitos químicos. O Minecraft EDU é uma versão do popular jogo Minecraft, projetada especificamente para o uso educacional em sala de aula, que emprega recursos tecnológicos, para fins de implementação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. A pesquisa fundamentou-se em estudo qualitativo de natureza teórica, exploratória e descritiva, pautada em uma revisão bibliográfica realizada em periódicos (bases de dados, revistas científicas e anais de eventos), foram analisadas 7 publicações referentes ao uso do Minecraft EDU como ferramenta educacional no ensino de química para o Ensino Básico. Como resultado revela-se a exploração de possibilidades de ensino mediante jogos digitais, além de fornecer novas perspectivas e resoluções para algumas problemáticas, como a dificuldade de compreensão de conceitos abstratos relacionados a química e a escassez de laboratórios para ensino de química em instituições de ensino básico brasileiras.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Programa De Pós-Graduação Latu Sensu Em Tecnologias Digitais Aplicadas À Educação — TECDAE, sob a orientação do Prof. Me. Jean Lúcio Santos Evangelista.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1421
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.