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Título: A gamificação como estratégia para potencializar a aprendizagem: uma análise das estratégias e seus impactos
Autor(es): Müller, Danieli Cristina
Palavras-chave: Educação
Gamificação
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2024
Citação: MÜLLER, D. C. A gamificação como estratégia para potencializar a aprendizagem: uma análise das estratégias e seus impactos. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: Este trabalho Aborda a importância crescente da tecnologia no ambiente educacional, destacando como essa ferramenta pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo de revisão bibliográfica retrata o uso da gamificação como ferramenta de aprendizagem, proporcionando uma definição clara do conceito de gamificação e os fundamentos teóricos por trás de sua aplicação. O trabalho examina as diversas formas em que a tecnologia pode ser utilizada nas salas de aula, desde o uso de dispositivos móveis até a implementação de plataformas on-line interativas. Através dessas inovações, os educadores podem se adaptar às necessidades dos alunos (as), criando um ambiente de ensino mais dinâmico e engajador. O presente artigo trata-se de uma revisão de literatura e estudo descritivo com abordagem qualitativa, elaborado por meio do levantamento de periódicos, é detalhada, incluindo os critérios de seleção dos estudos do IFSERTÃO-PE, foram analisados artigos que tratam da temática abordada, realizando anotações e comparações com os diferentes estudos analisados e as conclusões da análise. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto da gamificação no processo de aprendizagem, investigando as diferentes estratégias utilizadas e seus efeitos sobre o engajamento, a motivação e o desempenho dos estudantes. O resultado indica que, a gamificação auxilia na melhoria do desempenho acadêmico.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Joabis Nobre Martins.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1432
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

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