Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1450
Título: Telegram como espaço de aprendizagem: relato de experiência do uso do aplicativo para treinamento no ambiente laboral
Autor(es): Cruz, Amaro Marques de Freitas
Palavras-chave: Telegram
Aprendizagem colaborativa
Ensino-aprendizagem
Vigilância sanitária
Data do documento: 2024
Citação: CRUZ, A. M. F. Telegram como espaço de aprendizagem: relato de experiência do uso do aplicativo para treinamento no ambiente laboral. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de um estudo sobre o uso do aplicativo de mensagens instantâneas, o Telegram, na promoção de espaços de aprendizagem colaborativa, descrevendo os benefícios e desafios associados ao uso em contextos educacionais promovido em um ambiente laboral. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a aplicabilidade da rede social Telegram no contexto da educação permanente em saúde. A metodologia do estudo foi baseada na teoria-experimental, respeitando os aspectos éticos conforme resolução 510 de 2016. Os resultados dessa pesquisa revelaram o potencial dessa ferramenta para fomentar a compreensão teórica e prática dos participantes. A combinação de acessibilidade, colaboração, flexibilidade e feedback contínuo criou um ambiente propício para a construção de conhecimento significativo e aplicável na área da Vigilância Sanitária, levando em consideração a realidade do ambiente laboral e a individualidade de cada profissional. Apresenta-se por registros fotográficos e imagens digitais como foram executadas as atividades propostas no ambiente virtual. Conclui-se que o Telegram tornando-se visível como uma ferramenta de uso pertinente na educação, destacando-se pelo seu potencial transformador na área de ensino/aprendizagem, sua utilização contribui para uma maior disseminação de informações, devido ao alcance, e favoreceu a comunicação eficaz entre indivíduos, facilitando a troca de conhecimentos. Além disso, o aplicativo mostrou-se como um recurso para impulsionar o aprendizado colaborativo, conectando educadores e alunos em um ambiente dinâmico e acessível, ampliando as possibilidades educacionais de maneira significativa.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Danielle Juliana Silva Martins e coorientação da Profa. Dra. Claudenice Ferreira dos Santos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1450
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.