Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1457
Título: A educação musical em escolas indígenas: um estudo do estado do conhecimento (1991-2021)
Autor(es): Silva, Edmilson Francisco da
Palavras-chave: Educação musical
Educação indígena
Interculturalidade
Escola indígena
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, E. F. A educação musical em escolas indígenas: um estudo do estado do conhecimento (1991-2021). TCC (Licenciatura em música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Música, apresentamos uma análise do estado do conhecimento sobre a educação musical em escolas indígenas no período de 1991 a 2021. As buscas pela literatura a compor o corpus da pesquisa foram realizadas em bibliotecas virtuais, Portal Google Acadêmico, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES), Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), Ministério da Educação do Brasil (MEC), Revista da ABEM, série “Fundamentos da Educação Musical” (quatro volumes), “Série Teses” (dois volumes), Anais (encontros regionais e encontro anual), Plataforma Sucupira e na Revista Música e Cultura, com foco em trabalhos escritos em língua portuguesa e que contivessem em seus títulos, resumos ou palavras-chave os seguintes termos: “educação musical” e “escola indígena”. Dos 107 trabalhos inicialmente encontrados, apenas 37 apresentaram interesse direto à pesquisa. A análise dos conteúdos dos resumos dessas publicações explicitou o fato de a educação musical em escolas indígenas ser um tema pouco explorado na literatura acadêmica. Em todo caso, os poucos estudos encontrados destacam a importância da música como elemento fundamental na cultura e na educação dos povos indígenas, e apontam para a necessidade de evoluir práticas educacionais que valorizem as tradições musicais indígenas e promovam a interculturalidade. O estudo também identificou desafios enfrentados pelos professores e alunos indígenas na área da educação musical, como a falta de materiais didáticos adequados e a necessidade de formação de professores especializados nessa área. Concluo destacando a importância de progredir pesquisas que possam contribuir para a construção de práticas educacionais mais inclusivas e respeitosas com a diversidade cultural dos povos indígenas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Música, sob a orientação do Prof. Dr. Herlon Alves Bezerra.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1457
Aparece nas coleções:Licenciatura em Música (Campus Petrolina)

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