Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLustosa, Eliane Alves-
dc.date.accessioned2024-12-18T23:45:09Z-
dc.date.available2024-12-18T23:45:09Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLUSTOSA, E. A. Metodologias ativas no ensino de Biologia: possibilidades e desafios para implementação no ensino médio. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1460-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação – TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco.pt_BR
dc.description.abstractO componente curricular Biologia, no Ensino Médio, tem sido, predominantemente, trabalhado de forma descontextualizada e baseado em métodos tradicionais, nos quais o aluno assume um papel passivo, sendo incentivado apenas a memorizar conceitos e termos complexos. Em contrapartida, as metodologias ativas vêm ganhando destaque como alternativas auspiciosas, promovendo a autonomia do estudante e incentivando sua participação ativa na construção do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as possibilidades e os desafios para a implementação de metodologias ativas no ensino de Biologia no nível médio. A pesquisa, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, analisou artigos científicos disponíveis em bases de dados como Google Acadêmico e SciELO. Os resultados indicam que diversas metodologias ativas podem ser aplicadas para abordar conteúdos de Biologia, proporcionando benefícios significativos ao processo de ensino e de aprendizagem. No entanto, a implementação dessas metodologias ainda enfrenta desafios importantes, especialmente, devido às limitações estruturais das escolas e à necessidade de formação continuada dos professores.pt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectMetodolodias ativaspt_BR
dc.subjectComponente curricularpt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino de Biologia: possibilidades e desafios para implementação no ensino médiopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.