Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1460
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lustosa, Eliane Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T23:45:09Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18T23:45:09Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | LUSTOSA, E. A. Metodologias ativas no ensino de Biologia: possibilidades e desafios para implementação no ensino médio. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1460 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação – TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco. | pt_BR |
dc.description.abstract | O componente curricular Biologia, no Ensino Médio, tem sido, predominantemente, trabalhado de forma descontextualizada e baseado em métodos tradicionais, nos quais o aluno assume um papel passivo, sendo incentivado apenas a memorizar conceitos e termos complexos. Em contrapartida, as metodologias ativas vêm ganhando destaque como alternativas auspiciosas, promovendo a autonomia do estudante e incentivando sua participação ativa na construção do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as possibilidades e os desafios para a implementação de metodologias ativas no ensino de Biologia no nível médio. A pesquisa, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, analisou artigos científicos disponíveis em bases de dados como Google Acadêmico e SciELO. Os resultados indicam que diversas metodologias ativas podem ser aplicadas para abordar conteúdos de Biologia, proporcionando benefícios significativos ao processo de ensino e de aprendizagem. No entanto, a implementação dessas metodologias ainda enfrenta desafios importantes, especialmente, devido às limitações estruturais das escolas e à necessidade de formação continuada dos professores. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Metodolodias ativas | pt_BR |
dc.subject | Componente curricular | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas no ensino de Biologia: possibilidades e desafios para implementação no ensino médio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.