Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1460
Título: | Metodologias ativas no ensino de Biologia: possibilidades e desafios para implementação no ensino médio |
Autor(es): | Lustosa, Eliane Alves |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia Metodolodias ativas Componente curricular |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | LUSTOSA, E. A. Metodologias ativas no ensino de Biologia: possibilidades e desafios para implementação no ensino médio. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. |
Resumo: | O componente curricular Biologia, no Ensino Médio, tem sido, predominantemente, trabalhado de forma descontextualizada e baseado em métodos tradicionais, nos quais o aluno assume um papel passivo, sendo incentivado apenas a memorizar conceitos e termos complexos. Em contrapartida, as metodologias ativas vêm ganhando destaque como alternativas auspiciosas, promovendo a autonomia do estudante e incentivando sua participação ativa na construção do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as possibilidades e os desafios para a implementação de metodologias ativas no ensino de Biologia no nível médio. A pesquisa, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, analisou artigos científicos disponíveis em bases de dados como Google Acadêmico e SciELO. Os resultados indicam que diversas metodologias ativas podem ser aplicadas para abordar conteúdos de Biologia, proporcionando benefícios significativos ao processo de ensino e de aprendizagem. No entanto, a implementação dessas metodologias ainda enfrenta desafios importantes, especialmente, devido às limitações estruturais das escolas e à necessidade de formação continuada dos professores. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação – TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1460 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.