Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1518
Título: Sistema construtivo Dry Wall: estudo de caso em agência bancária em Serra Talhada - PE
Autor(es): Amaral, Higor Romualdo Santos do
Palavras-chave: Construção civil
Drywall
Eficiência
Processos construtivos
Viabilidade econômica
Data do documento: 2024
Citação: AMARAL, H. R. S. Sistema construtivo Dry Wall: estudo de caso em agência bancária em Serra Talhada - PE. TCC (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 61f., 2024.
Resumo: A indústria da construção civil tem demonstrado uma crescente preocupação em investir em processos construtivos mais eficientes e econômicos, reconhecendo a necessidade de se adaptar a um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Esse movimento é impulsionado pela busca por soluções que não apenas otimizem o uso de recursos, mas também melhorem a qualidade e a sustentabilidade das construções. Como uma solução alternativa, o sistema construtivo drywall permite acelerar os processos, reduzir desperdícios e, ao mesmo tempo, garantir a durabilidade e a segurança das estruturas. O objetivo do trabalho foi, através de um estudo de caso, analisar a execução das paredes de drywall em uma agência bancária localizada na cidade de Serra Talhada - PE, descrevendo as etapas de montagem das divisórias e apurando o tempo necessário para a execução e procedimentos realizados no canteiro de obra. Assim, o estudo mostrou que o sistema drywall, quando corretamente projetado e executado, oferece vantagens e benefícios significativos. Além disso, a pesquisa incluiu a comparação dos orçamentos para alvenaria convencional e gesso acartonado, concluindo que o sistema de construção a seco possuiu maior viabilidade econômica.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1518
Aparece nas coleções:Engenharia Civil (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SISTEMA CONSTRUTIVO DRY WALL ESTUDO DE CASO EM AGÊNCIA BANCÁRIA EM SERRA TALHADA – PE..pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.