Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1530
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dc.contributor.authorSouza, Francisca Alves de-
dc.date.accessioned2025-03-14T19:42:56Z-
dc.date.available2025-03-14T19:42:56Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUZA, F. A. Educação não formal na formação e na prática docente: concepção de professores das Escolas Técnicas Estaduais do Crato - CE. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1530-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar os impactos da educação não formal na formação docente e sua relação com a crise de legitimidade das escolas técnicas estaduais na cidade de Crato - CE. O estudo se justifica pela relevância da educação técnica para o desenvolvimento socioeconômico e pela necessidade de entender como práticas pedagógicas fora do ambiente escolar contribuem para a formação dos professores e a legitimidade institucional. A metodologia utilizada inclui uma abordagem qualiquantitativa, com questionários aplicados aos docentes para coleta de dados. Além disto, foi realizada uma oficina sobre formação que resultou na criação de uma cartilha como produto educacional voltada à formação docente. A pesquisa abrangeu múltiplas escolas técnicas da região, proporcionando uma visão abrangente sobre a formação docente e os impactos da educação não formal. Os principais resultados indicam que a educação não formal desempenha um papel crucial no fortalecimento das competências pedagógicas dos docentes, contribuindo para a legitimidade escolar ao promover uma formação mais inclusiva e adaptada às demandas contemporâneas. Conclui-se que a integração entre a educação formal e não formal é essencial para enfrentar a crise de legitimidade nas escolas técnicas, possibilitando assim uma reflexão crítica sobre a formação docente.pt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCrise de legitimidadept_BR
dc.subjectEducação técnicapt_BR
dc.titleEducação não formal na formação e na prática docente: concepção de professores das Escolas Técnicas Estaduais do Crato - CEpt_BR
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