Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1532
Título: Educação profissional técnica de nível Médio e o desafio da formação crítica para o mundo do trabalho
Autor(es): Victor, Djane Alves
Palavras-chave: Educação profissional
Ensino médio integrado
Formação crítica
Educação
Trabalho
Data do documento: 2025
Citação: VICTOR, D. J. Educação profissional técnica de nível médio e desafio da formação crítica para o mundo do trabalho. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: Esta dissertação buscou investigar como os estudantes desenvolvem um pensamento crítico e transformador, se é possível que o ensino médio integrado seja crítico, e não meramente reprodutor de uma sociedade capitalista, e como o ensino médio integrado pode contribuir para a formação de profissionais críticos e emancipados. Do ponto de vista teórico, o paradigma direcionador da pesquisa é a Teoria Marxista que oferece aporte para a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e está fundamentada no princípio da concepção dialética e na crítica ao capitalismo. O propósito investigativo teve como objetivo desenvolver um trabalho com docentes e discentes do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Ceará, campus Crato, propondo material educativo para subsidiar um processo educativo e dialético. A proposta metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que se deu a partir das seguintes estratégias: questionários, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. Os dados obtidos foram analisados a partir de categorias de análise, conforme Bardin (2016). No campo da formação crítica para o mundo do trabalho, adotou-se como arcabouço teórico Ramos (2011 e 2014), Moura (2007), Ciavatta (2011, 2014), Kuenzer (1989, 1992, 2011, 2020), Marx (1988, 2017) e Saviani (1998, 2005, 2007, 2008, 2012), que apontam a analogia existente entre educação, trabalho e formação crítica, pois é no processo de formação que estão contidos os movimentos de construção de escolarização e seus significados. Sob o ponto de vista da formação crítica, buscou-se dinamizar a relação pedagógica com o trabalho na perspectiva de ensino médio integrado crítico e transformador, oportunizando aos estudantes uma participação democrática onde todos são chamados a participar; uma educação calcada no homem e na mulher livres, sábios, aptos para promover mudanças por meio de transformações histórico-culturais e que direcionem a prática da liberdade.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1532
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.