Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1547
Título: | Pensamento computacional na pré-escola: mapeamento sistemático da literatura |
Autor(es): | Alves, Larissa Milena Sousa |
Palavras-chave: | Pensamento computacional Educação infantil Recursos digitais |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | ALVES, L. M. S. Pensamento computacional na pré-escola: mapeamento sistemático da literatura. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. |
Resumo: | Para além da utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, os conceitos da Ciência da Computação passaram a impactar nos processos educativos, evidenciando e contribuindo para a necessidade de desenvolver habilidades consideradas necessárias para atender as demandas emergentes da sociedade contemporânea em que vivemos. É a partir desse cenário que o ensino de Pensamento Computacional tem ganhado notoriedade, por ser considerada uma habilidade que proporciona o desenvolvimento das capacidades de resolução de problemas, compreensão de comportamento humano, abstração e decomposição para resolver problemas em contextos diversos a partir das técnicas que fundamentam-se em conceitos da computação. Tendo em vista que na sociedade atual, o uso de tecnologias como smartphones, computadores e tablets tem feito parte da rotina de muitas crianças desde a idade pré-escolar, o papel da escola em meio a esta realidade, impulsiona a adoção de estratégias e práticas que possam tornar esse uso da tecnologia favorável ao progresso e desempenho de competências fundamentais a partir da educação infantil, ainda na fase da pré-escola. Entretanto, muitas escolas brasileiras apresentam dificuldades em viabilizar esse tipo de abordagem pedagógica desde a etapa pré-escolar, devido à falta de recursos tecnológicos para as consideradas práticas plugadas, assim como a falta de infraestrutura, principalmente em escolas públicas do país. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em investigar e compilar práticas eficazes para integração do ensino de pensamento computacional de forma desplugada na pré-escola, mais precisamente em turmas da pré-escola. Para realização desta pesquisa, a metodologia consiste em um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), no qual foram adotadas as etapas de definições de questão de pesquisa, escolha das strings de busca, seleção de critérios de inclusão e exclusão, análise dos dados e descrição dos resultados. Foi possível obter 835 estudos que ao passarem pelos critérios de seleção, teve o quantitativo reduzido para 6 estudos que tornou possível inferir que a inclusão do ensino de pensamento computacional desde a pré-escola apresentam importantes contribuições para o desenvolvimento das crianças, devido sua inserção em um contexto no qual os conhecimentos da área da computação são atrelados a atividades que permitem às crianças explorar um universo em que elas possam não somente consumir passivamente, mas também manipular e explorar aparatos que fundamenta-se em conceitos da computação. A partir do mapeamento sistemático da literatura, observou-se que explorar a elaboração de práticas pedagógicas desplugadas tem sido uma modalidade de ensino explorada nos últimos 5 anos. Entretanto, outro fato percebido foi um baixo quantitativo de estudos desenvolvidos e publicados nas bases de dados consultadas neste MSL, expressando a necessidade de mais estudos serem realizados acerca do tema em questão. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Dr. Eudis Oliveira Teixeira. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1547 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Computação (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA PRÉ-ESCOLA - MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.