Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1571
Título: Diagnóstico e viabilidade de estratégias de recuperação das manifestações patológicas em trecho da BR-426 em Serra Talhada- PE
Autor(es): Lima, Fabricia Bezerra de
Palavras-chave: Engenharia Civil
Pavimento
Patologias
Reparo
Data do documento: 2025
Citação: LIMA, F. B. Diagnóstico e viabilidade de estratégias de recuperação das manifestações patológicas em trecho da BR-426 em Serra Talhada- PE. TCC (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 50f., 2025.
Resumo: As rodovias desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e social, sendo o principal meio de transporte para o deslocamento de pessoas e cargas no Brasil, que possui uma vasta malha viária. Contudo, muitas rodovias enfrentam manifestações patológicas nos pavimentos, comprometendo sua integridade e segurança. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT, 2019), pavimentos projetados para uma vida útil de cinco anos frequentemente apresentam sinais de desgaste em menos de sete meses, evidenciando a gravidade da situação. O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar as manifestações de defeitos presentes no pavimento asfáltico de um trecho da BR-426, situado em Serra Talhada, Pernambuco, buscando avaliar as condições do pavimento, investigar as causas das deformações e sugerir soluções de reparo para a melhoria da via. Entre os problemas identificados estão afundamentos, buracos, escorregamento, desgaste superficial e trincas do tipo couro de jacaré. A metodologia adotada envolveu inspeções visuais detalhadas, levantamentos em campo e análise técnica conforme as diretrizes estabelecidas pelo Manual de Pavimentação do DNIT. A partir dos resultados obtidos, foram elaborados planos de reparo específicos para cada tipo de manifestação patológica, juntamente com um orçamento preliminar, considerando os custos dos materiais e serviços descritos no Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO, 2024) e no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI, 2024). Os resultados indicam que a aplicação das intervenções propostas é essencial para a manutenção preventiva e corretiva do pavimento, garantindo sua durabilidade e segurança dos usuários. A conclusão é de que a implementação dessas soluções contribui para a melhoria contínua da infraestrutura rodoviária e a redução de custos com manutenções futuras.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1571
Aparece nas coleções:Engenharia Civil (Campus Serra Talhada)



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