Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1579
Título: Inteligência artificial na pós-colheita de frutas: uma prospecção tecnológica da visão computacional
Autor(es): Panta, Airan Miguel dos Santos
Palavras-chave: Fruticultura
Armazenamento
Colheita
Revisão bibliográfica
Data do documento: 2024
Citação: PANTA, Airan Miguel dos Santos. Inteligência artificial na pós-colheita de frutas: uma prospecção tecnológica da visão computacional. TCC (Pós-graduação Lato Sensu em Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 38 f., 2024.
Resumo: A pós-colheita de frutas é uma etapa crucial da agricultura, ela determina diretamente a manutenção da qualidade dos produtos. A tecnologia, especialmente a visão computacional, desempenha um papel vital na modernização da pós-colheita. Os sistemas de visão computacional são utilizados para otimizar processos, prever demandas e ajustar condições de colheita e armazenamento em tempo real. A prospecção é uma ferramenta estratégica para identificar tendências, inovações e oportunidades no desenvolvimento tecnológico, proporcionando insights valiosos para impulsionar o setor de pós-colheita de frutas. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma prospecção científica e tecnológica para as soluções em póscolheita de frutas que implementam visão computacional. O estudo foi realizado no banco de patentes do INPI, no Espacenet e no WIPO; nos bancos de artigos da SciELO, Elsevier e CAPES. A análise das publicações científicas revelou um total de 1.474 artigos, com a CAPES sendo a principal fonte, concentrando 84,46% das produções. A predominância de publicações nas Ciências Biológicas (79%) destaca a importância desse campo no estudo da pós-colheita de frutas. A análise das bases de dados de patentes revelou um total de 35.302 registros relacionados a visão computacional, pós-colheita e frutas, com a WIPO liderando com 35.098 patentes, seguida por Espacenet e INPI. A evolução das patentes registradas na WIPO entre 2015 e 2024 mostra um crescimento constante, evidenciado por um aumento de 217%. Patentes nas áreas de biotecnologia e tecnologias da informação, como CIP A61k e C12N destacam-se por suas aplicações em diagnósticos e conservação de frutas, enquanto CIP G06F e G06K estão ligadas a sistemas de automação e processamento de dados.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1579
Aparece nas coleções:Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PÓS-COLHEITA DE FRUTAS_UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DA VISÃO COMPUTACIONAL.pdf701,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.