Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1604
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dc.contributor.authorMoreira, Dezangela Aguiar-
dc.date.accessioned2025-05-26T18:51:43Z-
dc.date.available2025-05-26T18:51:43Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMOREIRA, D. A. Valorações sobre o currículo do ensino médio integrado de uma escola estadual de educação profissional do Ceará. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1604-
dc.description.abstractO Ensino Médio Integrado à educação profissionalizante tem se consolidado no contexto educacional brasileiro, principalmente por meio de programas de financiamento que visavam ao incentivo à ampliação da oferta desta modalidade de ensino. Todavia, os esforços não foram suficientes para superar a dualidade estrutural que historicamente marcou o sistema educacional brasileiro com uma nítida separação entre as disciplinas da formação geral básica (FGB) e as da base técnica, distanciando-se de um modelo capaz de proporcionar uma formação integral dos sujeitos envolvidos no processo educacional Ciavatta e Ramos (2012). No contexto cearense, apesar de volumosos investimentos através da criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), a efetivação do currículo integrado continua sendo um desafio. Assim, desenvolvemos uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as valorações sobre o currículo integrado por meio de enunciados dos sujeitos que integram o curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Balbina Viana Arrais. Para tanto, estamos orientados pela abordagem teórica do materialismo histórico-dialético, pautados no que Ramos, Frigotto e Ciavatta (2012) abordam sobre os desafios da integração curricular; Macedo (2017), Mello (2014) e Silva (2023), a respeito das concepções, propostas e problemas que envolvem os conceitos curriculares; Saviani (2013) com o papel da escola diante dos desafios do currículo, bem como a Análise Dialógica do Discurso (ADD), por meio da análise das valorações presentes nos discursos e como essas revelam relações dialógicas ao estabelecermos o cotejo como método (Bakhtin 2011, 2020), que ancoram nossas questões metodológicas. Para a produção do corpus discursivo, aplicamos entrevistas semiestruturadas, através de um processo de escuta responsiva e questionários eletrônicos aos sujeitos singulares para que suas vozes sobre o currículo integrado se materializassem e ecoassem com alteridade. Construímos um Produto Educacional em forma de Comunidade de Prática virtual através do Google Sites, para as possibilidades e as potencialidades na organização dos planejamentos integrados promovidos pela coordenação escolar entre docentes das disciplinas das áreas propedêuticas e técnicas do curso de Informática da instituição, pois os dados aqui operados revelaram desafios na implementação do currículo integrado de forma efetiva.pt_BR
dc.subjectvaloraçõespt_BR
dc.subjectensino médio integradopt_BR
dc.subjectcurrículo integradopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titleValorações sobre o currículo do ensino médio integrado de uma escola estadual de educação profissional do Cearápt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



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