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http://hdl.handle.net/123456789/1607
Título: | Gestão escolar e a implementação das tecnologias |
Autor(es): | Lopes, Miriam Gomes de Sá |
Palavras-chave: | Educação Gestão Escolar Ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | IFSertãoPE |
Citação: | LOPES, Miriam Gomes de Sá. Gestão escolar e a implementação das tecnologias. TCC (Pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, PE, 19f., 2025. |
Resumo: | A gestão escolar tem enfrentado grandes desafios diante da crescente digitalização da educação, exigindo uma reconfiguração de práticas administrativas e pedagógicas para integrar de forma eficaz as tecnologias digitais ao processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo principal analisar o papel estratégico da gestão escolar na implementação dessas tecnologias, considerando suas potencialidades, desafios e impactos no contexto educacional contemporâneo. A problemática central reside na dificuldade de alinhar os recursos tecnológicos aos objetivos pedagógicos, em um cenário marcado por limitações financeiras, resistência à mudança e necessidade de formação docente continuada. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base em revisão bibliográfica, utilizando como fonte obras acadêmicas, artigos científicos, documentos institucionais e políticas públicas como a BNCC. Foram analisados 15 textos relevantes, organizados em torno de cinco eixos temáticos: gestão escolar, formação docente, impacto das tecnologias no ensino, desafios da implementação e cultura de inovação. A metodologia de análise seguiu os princípios da análise temática, conforme Braun e Clarke (2006), buscando identificar padrões e categorias recorrentes nos textos. Os resultados apontam que a atuação da gestão escolar é fundamental não apenas para garantir a infraestrutura tecnológica, mas também para promover uma cultura de inovação, capacitar os professores, acompanhar os resultados da aplicação das tecnologias e estimular o protagonismo estudantil. Conclui-se que a integração tecnológica bem-sucedida depende de planejamento estratégico, suporte técnico, avaliação contínua e práticas pedagógicas conscientes, que valorizem o desenvolvimento integral dos alunos, aliando inovação digital e reflexão crítica no ambiente educacional. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1607 |
Aparece nas coleções: | Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar |
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