Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1607
Título: Gestão escolar e a implementação das tecnologias
Autor(es): Lopes, Miriam Gomes de Sá
Palavras-chave: Educação
Gestão Escolar
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2025
Editor: IFSertãoPE
Citação: LOPES, Miriam Gomes de Sá. Gestão escolar e a implementação das tecnologias. TCC (Pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, PE, 19f., 2025.
Resumo: A gestão escolar tem enfrentado grandes desafios diante da crescente digitalização da educação, exigindo uma reconfiguração de práticas administrativas e pedagógicas para integrar de forma eficaz as tecnologias digitais ao processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo principal analisar o papel estratégico da gestão escolar na implementação dessas tecnologias, considerando suas potencialidades, desafios e impactos no contexto educacional contemporâneo. A problemática central reside na dificuldade de alinhar os recursos tecnológicos aos objetivos pedagógicos, em um cenário marcado por limitações financeiras, resistência à mudança e necessidade de formação docente continuada. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base em revisão bibliográfica, utilizando como fonte obras acadêmicas, artigos científicos, documentos institucionais e políticas públicas como a BNCC. Foram analisados 15 textos relevantes, organizados em torno de cinco eixos temáticos: gestão escolar, formação docente, impacto das tecnologias no ensino, desafios da implementação e cultura de inovação. A metodologia de análise seguiu os princípios da análise temática, conforme Braun e Clarke (2006), buscando identificar padrões e categorias recorrentes nos textos. Os resultados apontam que a atuação da gestão escolar é fundamental não apenas para garantir a infraestrutura tecnológica, mas também para promover uma cultura de inovação, capacitar os professores, acompanhar os resultados da aplicação das tecnologias e estimular o protagonismo estudantil. Conclui-se que a integração tecnológica bem-sucedida depende de planejamento estratégico, suporte técnico, avaliação contínua e práticas pedagógicas conscientes, que valorizem o desenvolvimento integral dos alunos, aliando inovação digital e reflexão crítica no ambiente educacional.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1607
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