Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1641
Título: Sustentabilidade na vitivinicultura: perspectivas e desafios para o futuro do vale do São Francisco
Autor(es): Cavalcanti, Jéssika Janaína Martins
Palavras-chave: Vitivinicultura
Sustentabilidade
Vale do São Francisco
Data do documento: 2025
Citação: CAVALCANTI, Jéssika Janaína Martins. Sustentabilidade na vitivinicultura: perspectivas e desafios para o futuro do vale do São Francisco. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 51 f., 2025.
Resumo: A região do Vale do Submédio São Francisco possui um grande destaque na produção de videira, seja para consumo in natura quanto para o seu beneficiamento. Sua produção cresce ano a ano, apresentando um desenvolvimento promissor que pode ser potencializado com práticas que visam a sustentabilidade. Com isso, o objetivo deste trabalho foi analisar, mediante revisão bibliográfica, as práticas de sustentabilidade adotadas na vitivinicultura do Vale do Submédio São Francisco, identificando perspectivas e desafios para a implementação de estratégias que promovam um desenvolvimento sustentável na região. Como fontes de busca para obtenção de informações, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scielo, Google Scholar, Web of Science, Scopus, Portal CAPES, LILACS, livros, teses e dissertações. Adotou-se como descritores: “vitivinicultura sustentável”, “sustentabilidade”, “Vale do Submédio São Francisco” e “Dimensão: Ambiental, Social e econômica da sustentabilidade”. Como resultado, as dimensões da sustentabilidade com mais destaque na região, foram: Ambiental (forma como os produtos e serviços utilizam os recursos naturais), Social (habilidades dos seres humanos em relação às suas atividades e experiências) e Econômica (atividades que visam o aumento de renda e o padrão de vida das pessoas). Concluindo-se que a sustentabilidade nas atividades da Vitivinicultura na região do Vale do Submédio São Francisco está diretamente ligada às certificações para a comercialização da fruta, definindo relações com os indicadores das dimensões ambiental, social e econômica.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1641
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SUSTENTABILIDADE NA VITIVINICULTURA PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O FUTURO DO VALE DO SÃO FRANCISCO.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.